Comunidade indígena de Jaraguá, em São Paulo, ganha sistema de Biogás

Sistema autônomo gera energia limpa, renovável e sustentável - Foto: Montagem

A comunidade indígena da Tekoa Itakupe, na Terra Indígena Guarani do Jaraguá, São Paulo, ganhou cinco sistemas autônomos de biogás, que faz o tratamento do esgoto sanitário, dos resíduos orgânicos e, até mesmo, do esterco animal para gerar energia limpa, renovável e sustentável, produzindo até sete horas de gás de cozinha todos os dias por cada um dos sistemas. A novidade é uma solução oferecida à aldeia pela Softys, empresa líder na produção de papel tissue na América Latina, como um novo passo dentro do seu projeto de investimento social – Softys Contigo – que tem como objetivo levar soluções inovadoras no segmento de água e saneamento básico para as comunidades carentes em toda a América Latina.


A implementação – realizada em parceria com a ONG Teto – foi realizada no último sábado (19), dia escolhido pela ONU para reforçar a preocupação humanitária com o saneamento básico. O sistema desenvolvido pela empresa de origem israelense HomeBiogás segue o modelo “faça você mesmo”, possibilitando aos moradores que tenham o equipamento em sua própria comunidade, oferecendo-lhes muito mais que um sistema de saneamento básico instantâneo, acarretando, por final, em protagonismo, empoderamento e autonomia para o gerenciamento da sua produção de gás de cozinha.

Junto aos biodigestores foi instalado o Bio-Toilet, um vaso sanitário adaptado que gera economia de água, por ter uma descarga de apenas 1,2 litros por acionamento. Ao acoplar um vaso sanitário ao biodigestor, cria-se a solução de saneamento de forma ecológica, digna e autônoma para os dejetos humanos, enviando o resíduo diretamente do vaso para o biodigestor, sem a necessidade de energia elétrica ou estar ligado a uma rede de esgotamento sanitário. Abastecido com água de reuso e o resíduo líquido, é direcionado a um meio filtrante onde são plantadas mudas de árvores frutíferas, produzindo alimento para os seres humanos e para o próprio biodigestor gerando um sistema de economia circular.

“Acreditamos que esse sistema vai trazer muitos benefícios para a aldeia, facilitando a vida das famílias com uma solução simples e eficiente, que se integra ao modo de vida da comunidade. É mais uma inciativa de sustentabilidade dentro do programa Softys Contigo, que tem como foco principal levar cuidado e higiene às comunidades mais carentes da América Latina. No caso da aldeia indígena, nossa parceira Teto identificou que o sistema de biogás é a solução mais adequada à realidade local”, explica Luís Delfim, CEO da Softys no Brasil. Serão doados à comunidade 5 equipamentos, beneficiando cerca de 40 famílias.

Tekoa Itakupe – É uma das seis aldeias indígenas no Jaraguá, em São Paulo. A região do Pico do Jaraguá abriga cerca de mil indígenas da etnia Guarani Mbya. Eles estão divididos em seis assentamentos: Tekoa Itu, Tekoa Pyau, Tekoa Ita Wera, Tekoa Ita Edy e Tekoa Yvy Porém, além da Tekoa Itakupe (que significa Atrás da Pedra). A reserva Tekoa Itakupe é uma área de 76 hectares, que abriga cerca de 40 famílias. Possui uma casa de reza (Opy`i), uma cozinha e hortas comunitárias, um lago e nascentes do Ribeirão Manguinho. Os Guaranis Mbya estão espalhados por áreas territoriais da Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. É um povo de muita luta e resistência histórica, que mantém sua língua e cultura tradicionais por meio de cantos, rezas e danças.

Sustentabilidade

Softys Contigo é o grande projeto de investimento social da Softys, e está alinhado à sua Estratégia de Sustentabilidade 2023, onde um dos focos centrais é ser um aliado no desenvolvimento das comunidades e territórios onde está presente. Lançado no começo deste ano, tem investimento de US$ 6 milhões para prover o acesso à água potável e saneamento a pessoas que vivem em comunidades e assentamentos populares na América Latina. O cronograma contempla a construção de 2 mil soluções de água e saneamento até 2026, para tornar o cuidado e a higiene uma realidade para milhares de famílias que hoje vivem em condições de vulnerabilidade social. No Brasil, o projeto já realizou ações em São Paulo, Paraná, Bahia, Recife, Rio de Janeiro e Goiânia, beneficiando, até o momento, cerca de 600 brasileiros.

O projeto é implementado em parceria com a ONG Teto. A parceria prevê a rápida implantação no campo de unidades sanitárias, soluções de água potável, sistema de captação de água da chuva para consumo humano e pias comunitárias. Todas serão implementadas por meio do trabalho comunitário da TETO e dos funcionários da Softys, através de um novo programa de voluntariado corporativo.

“A falta de saneamento básico e acesso à água potável na América Latina é alarmante, mas quando vemos o recorte brasileiro, a realidade é ainda mais desafiadora. De acordo com dados de 2021 do Instituto Trata Brasil, 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e cerca de 100 milhões não têm serviço de coleta de esgotos no país. Não poderíamos escolher outro local para dar start as nossas ações do Softys Contigo, principalmente o país sendo nosso foco de expansão atualmente. Temos como propósito desenvolver marcas que ofereçam o melhor cuidado para as pessoas em seu dia a dia, e por isso temos como dever contribuir para mudar esse cenário”, reforça Luís Delfim.

Além da frente de trabalho “Água e Saneamento”, o Softys Contigo possui mais duas frentes de atuação: Educação em Higiene e Ajuda Oportuna, que permitem fazer do cuidado e da higiene o seu propósito social ativando programas onde as marcas como Elite, Babysec, Kitchen, Cotton, entre outras – terão um papel fundamental para alavancar o projeto com ações concretas e mensuráveis.

Sobre a Softys – A Softys é uma empresa global e líder no mercado latino-americano, com mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento de produtos e soluções para cuidados pessoais, com diferentes marcas de higiene e limpeza. Parte das Empresas CMPC, está presente no Chile, Brasil, Argentina, México, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Seu objetivo é desenvolver marcas que ofereçam o melhor atendimento que as pessoas precisam em seu dia a dia e em cada etapa de suas vidas.

Sobre a TETO – TETO é uma organização formada por jovens voluntários que trabalham em conjunto com os moradores de comunidades precárias para superar a situação de pobreza na América Latina por meio de melhorias nas condições de moradia e habitat desses territórios. A organização está presente em 18 países da região e seu escritório internacional fica em Santiago do Chile.

Sobre a Biomovement Ambiental – Com atuação baseada nos pilares da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento sustentável, a empresa, com sede em São Paulo, é a representante exclusiva das soluções israelenses HomeBiogas no Brasil. O compromisso da empresa é atuar com soluções que atendam às metas dos ODS da ONU e que, comprovadamente, promovam o desenvolvimento sustentável na vida do cidadão brasileiro. Para saber mais, acesse: www.homebiogas.com.br

Artigo anteriorCAE aprova relatório preliminar da LOA 2023 e abre prazo para emendas dos deputados
Próximo artigoSobe para 162 número de mortos em terremoto na Indonésia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui