Comunidades rurais de Manacapuru ganham novos estádios de futebol

Melo inaugura estádio fo: Michael Dantas

Melo inaugura estádio fo: Michael Dantas
Melo inaugura estádio Raimundo Soares/foto: Michael Dantas
Melo inaugura Arena Caviana/Foto: Alex Pazuello
Melo inaugura Arena Caviana/Foto: Alex Pazuello

O governador José Melo, esteve ontem, domingo (01/06), na vila Caviana, comunidade rural de Manacapuru, onde inaugurou com o tradicional chute ao gol a Arena Caviana, e anunciou a conclusão da recuperação viária e a reforma da escola da comunidade. Ainda, ontem (01), ele inaugurou o estádio Raimundo Santana Soares, na comunidade do Repartimento do Tuiué, também em Manacapuru.

“Está aí a arena linda e maravilhosa. Espero que aqui se pratique o bom futebol, que se realizem grandes eventos para esta comunidade. Aqui na arena também está uma sala onde futuramente funcionará uma base para o nosso Centro de Mídias, para fazer educação à distância”, ressaltou José Melo na vila Caviana.

A Arena Caviana faz parte da um pacote de obras executado pelo Governo do Amazonas para incentivar o esporte em Manacapuru, que inclui também outros três campos de futebol padrão (nas comunidades Repartimento do Tuiué, Vila do Campinas, e Manairão). Juntos, os quatro campos esportivos somam investimentos de R$ 3.058.030,72.

Durante a inauguração, José Melo anunciou novos investimentos para a vila Caviana, que terá o sistema viário recuperado totalmente. Ele também garantiu a reforma da Escola Estadual Januário Santana e melhorias no sistema de geração de energia elétrica da escola. As obras devem ser iniciadas em 30 dias.

“Dentro de trinta dias o Governo entrará aqui com uma empresa para concluir o sistema viário da comunidade, vamos concretar toda a vila Caviana. Vamos também entrar em obras para reformar a escola. Amanhã mesmo nossas equipes vão fazer uma medição da demanda da escola para verificar o sistema de abastecimento elétrico dela, já que o transformador não tem gerado energia suficiente para alimentar todos os aparelhos de ar-condicionado da escola”, determinou José Melo.

O governador do Amazonas visitou a comunidade Caviana, onde moram aproximadamente 3.000 pessoas, acompanhado da primeira-dama do Estado, Edilene Melo, do deputado federal Silas Câmara e do deputado estadual Orlando Cidade. Também acompanharam a comitiva do governador os deputados estaduais Davi Almeida e Tony Medeiros.

Outro estádio – Na  comunidade do Repartimento do Tuiué, José Melo inaugurou o  estádio Raimundo Santana Soares e anunciou alguns investimentos no local, que tem cerca de 2,5 mil moradores.

O estádio foi o segundo de oito que devem ser inaugurados ainda esse ano em comunidades rurais e na sede de Manacapuru e atendeu a um pedido dos moradores da comunidade que, agora, poderão contar com um espaço para a prática esportivas e outras atividades, já que o lugar é equipado com refletores e sistema de som. José Melo deu o pontapé inicial de inauguração do novo espaço.

O governador ressaltou que as cercas de 300 famílias que vivem no local vão receber melhorias, começando pela melhoria no fornecimento de energia e o trabalho de recuperação do sistema viário nos próximos trinta dias, além da chegada do serviço de telefonia celular.

“Aqui vamos fazer investimentos importantes para melhorar a qualidade de vida dessa população. Falei na semana passada com os representantes da Amazonas Energia e eles já mandaram um gerador novo para resolver esse problema e vamos concretar as ruas aqui, para que o serviço fique para a vida toda”, explicou.

José Melo também falou sobre a necessidade de se criar na comunidade, que já trabalha com o cultivo de cupuaçu, um polo de piscicultura, já que os moradores sonham em transformar o lugar em município. Para isso ele informou que já autorizou a Secretaria de Produção Rural (Sepror) o início dos trabalhos. “A piscicultura em cativeiro é o futuro da economia do nosso Estado. Então nós precisamos investir nesse setor e já autorizei o início dos trabalhos aqui em Tuiué, onde nós queremos ter uma espécie de case, que sirva como exemplo para as outras comunidades mais próximas”.

Agradecimento – O presidente da comunidade, Wanderlan Barroso, agradeceu ao governador pela construção do estádio, destacando que a comunidade tem nas práticas esportivas a maior forma de diversão. “As pessoas aqui gostam muito de futebol e, antes, quando vínhamos jogar, às vezes jogávamos na lama. Por isso, agradecemos ao nosso governador por ter atendido nossa solicitação”.

Segundo Wanderlan, no próximo sábado começa o Campeonato Intercomunitário do Tuiué, que vai reunir 24 equipes de futebol, masculino e feminino, sendo oito times locais, que inclui ainda 12 comunidades do entorno. A Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) doou bolas, redes, medalhas, bombas para encher bolas, entre outros equipamentos para a comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui