Comunitários do rio Cuieiras recebem curso de Agente de Pesca Esportiva

Foto: Gildo Smith/Semacc

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), com o apoio da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), estão fomentando a economia nas comunidades ribeirinhas e incentivando a pesca esportiva na região do Alto Rio Negro.


O curso de “Agente de Pesca Esportiva” para que os comunitários possam atuar no setor, em processo de legalização na área, aconteceu na sede da escola municipal São Sebastião I e da Igreja Católica, na comunidade de São Sebastião do rio Cuieiras. A atividade deve atrair muitos turistas para a região.

Foto: Gildo Smith/Semacc

Participaram do encontro 30 pessoas das comunidades de São Sebastião, Nova Canaã, Boa Esperança, Nova Esperança e Barreirinha, dentro do rio Cuieiras. Durante o curso, eles aprenderam a importância, introdução e benefícios da pesca esportiva e foram capacitados nas técnicas de arremesso, tipos de equipamentos e montagem.

Além disso, aprenderam a sobre as espécies de peixes utilizadas na pesca esportiva e a prática no manuseio do peixe capturado. Marcelo Cabral, agricultor da comunidade São Sebastião, ressaltou a importância do curso para as comunidades.

Foto: Gildo Smith/Semacc

O curso, que teve a duração de 16 horas, é resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre Semacc e Sepror, por meio do Plano Safra Manaus. De acordo com o engenheiro de pesca Flávio de Oliveira, da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), é fundamental a parceria para a capacitação dos moradores do rio Cuieiras e entorno, que possui grande potencial para a atividade da pesca esportiva pela alta população de exemplares do gênero “cicla”, popularmente conhecidos como tucunaré.

 

Artigo anteriorPregão presencial deve ser anulado em Manicoré
Próximo artigoCom auxílio de cão policial, drogas são apreendidas no município de Coari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui