Comunitários do rio Cuieiras recebem curso de Agente de Pesca Esportiva

Foto: Gildo Smith/Semacc

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), com o apoio da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), estão fomentando a economia nas comunidades ribeirinhas e incentivando a pesca esportiva na região do Alto Rio Negro.


O curso de “Agente de Pesca Esportiva” para que os comunitários possam atuar no setor, em processo de legalização na área, aconteceu na sede da escola municipal São Sebastião I e da Igreja Católica, na comunidade de São Sebastião do rio Cuieiras. A atividade deve atrair muitos turistas para a região.

Foto: Gildo Smith/Semacc

Participaram do encontro 30 pessoas das comunidades de São Sebastião, Nova Canaã, Boa Esperança, Nova Esperança e Barreirinha, dentro do rio Cuieiras. Durante o curso, eles aprenderam a importância, introdução e benefícios da pesca esportiva e foram capacitados nas técnicas de arremesso, tipos de equipamentos e montagem.

Além disso, aprenderam a sobre as espécies de peixes utilizadas na pesca esportiva e a prática no manuseio do peixe capturado. Marcelo Cabral, agricultor da comunidade São Sebastião, ressaltou a importância do curso para as comunidades.

Foto: Gildo Smith/Semacc

O curso, que teve a duração de 16 horas, é resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre Semacc e Sepror, por meio do Plano Safra Manaus. De acordo com o engenheiro de pesca Flávio de Oliveira, da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), é fundamental a parceria para a capacitação dos moradores do rio Cuieiras e entorno, que possui grande potencial para a atividade da pesca esportiva pela alta população de exemplares do gênero “cicla”, popularmente conhecidos como tucunaré.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui