Conceição Sampaio defende pauta municipalista no Congresso Nacional

A deputada Conceição Sampaio (PP/AM) esteve na XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Presente na abertura da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a deputada federal Conceição Sampaio (PP/AM) deu entrada no dia dia anterior, durante a Comissão Geral no Plenário da Câmara, no requerimento de número 6453/2017, que requer a inclusão, na Ordem do Dia, do Projeto de Lei 2.289/2015, que trata da prorrogação dos prazos para que as prefeituras deem a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos de que trata o art. 54 da Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010.


Segundo a parlamentar, a colocação da proposta na pauta de votações do Plenário, foi uma das principais reivindicações feitas pelos prefeitos presentes ao evento, cuja abertura oficial ocorreu nesta terça-feira, 16, pela manhã, no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB Setor de Clubes Esportivo Sul. “Sem a prorrogação destes prazos, as prefeituras brasileiras não conseguirão acabar com os chamados “lixões”, nos prazos determinados na Lei nº 12.305/2010, a chamada Lei dos Resíduos Sólidos”, afirmou Conceição.

O PL 2.289/2015 prorroga os prazos previstos no artigo 54 da Lei dos Resíduos Sólidos, que passariam a vigorar com os seguintes prazos: até́ 31 de julho de 2018, para capitais de Estados e de Municípios integrantes de Região Metropolitana (RM) ou de Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) de capitais; até́ 31 de julho de 2019, para Municípios com população superior a cem mil habitantes no Censo 2010, bem como para Municípios cuja mancha urbana da sede municipal esteja situada a menos de 20 (vinte) quilômetros da fronteira com outros países limítrofes; até́ 31 de julho de 2020, para Municípios com população entre cinquenta mil e cem mil habitantes no Censo 2010 e até́ 31 de julho de 2021, para Municípios com população inferior a cinquenta mil habitantes no Censo 2010.

A deputada Conceição Sampaio (PP/AM) esteve na XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Para Conceição Sampaio, que acompanhou a abertura da XX Marcha ao lado do presidente da Associação Amazonense de Municípios, João Medeiros Campelo, a iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios, já em sua 20ª edição, merece ser destacada. “Sobre os municípios brasileiros recai a maior parte das demandas sociais, mas entre os entes federados, são eles que ficam com a menor parte da arrecadação de tributos. Isso faz com que a maior parte dos municípios esteja sempre com o pires na mão, na busca de ajuda dos governos estaduais e do Governo Federal. Com certeza, sem a mobilização da CNM, em todos esses anos, a situação poderia ser pior”, comentou a deputada.

Artigo anteriorMais de 2 mil pessoas prestigiam abertura do JEAS em Boa Vista do Ramos
Próximo artigoSenado pode definir hoje fim do foro privilegiado para autoridades federais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui