

A deputada federal Conceição Sampaio, (PP/AM), afirmou na sexta-feira (06), ao Correio da Amazônia, que não vai medir esforços no desenvolvimento de ações políticas destinadas a destravar o modelo Zona Franca de Manaus e dar maior competitividade às empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus.
A parlamentar deixou claro que o fortalecimento do modelo Zona Franca é uma das prioridades do seu mandato, por entender que ganhando maior competitividade as indústrias instaladas em Manaus vão gerar mais empregos e distribuir mais renda aos trabalhadores amazonenses.
“Além de defender a agilização da definição de Processos Produtivos Básicos (PPB´s), vamos trabalhar para melhorar a infraestrutura disponível, particularmente a parte da logística, para reduzir os custos com a importação dos insumos nacionais e internacionais e exportação dos produtos made in ZFM para o mercado nacional e internacional”, disse ela.
Conceição Sampaio apontou, ainda, a necessidade de se recuperar, rapidamente, as vias do Distrito Industrial, porque além de gerar prejuízos às empresas ali instaladas, provocam desconforto diário aos trabalhadores amazonenses e vergonha, quando recebem a visita de empresários de outros estados e de fora do país.
Ela destaca, ainda, a necessidade de se definir a utilização do Centro de Biotecnologia da Amazônia, para incentivar a produção de medicamentos e cosméticos em Manaus com o aproveitamento racional dos recursos naturais, e promover iniciativas destinadas a fortalecer o setor primário amazonense e agilizar o acesso às telecomunicações no interior do estado.
Balanço da semana
Ao longo da primeira semana de atuação na Câmara dos Deputados, Conceição participou de diversas reuniões e articulações para garantir a defesa de suas bandeiras, principalmente na área dos direitos da mulher, da criança, do adolescente e do idoso.
A parlamentar está trabalhando para conseguir lugar como titular – talvez vice-presidente – na Comissão de Seguridade Social e Família, bem como de membro na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, onde pretende defender de forma mais ativa os interesses do Polo Industrial de Manaus e do modelo ZFM.
CPI’s
Além de ter assinado o requerimento de criação da CPI da Petrobras para investigar os desvios e as denúncias de má gestão na estatal, ela também confirmou sua participação na CPI do Sistema Carcerário, na de Investigação de Irregularidades nos Planos de Saúde e na de Investigação das Causas da Violência no Brasil, que poderá gerar uma série de sugestões de mudança no Código Penal brasileiro.
Conceição também confirmou a sua participação na Frente Parlamentar Ambientalista, presidida pelo deputado Sarney Filho (PV-MA), e na Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Soropositivas, presidida pela deputada Erika Kokay (PT-DF).(Warnoldo Freitas)