Concluída capacitação de abordagem diferenciada a usuários de drogas, em Manaus

Miranda Leão, presidiu os trabalhos/Foto: Divulgação
Miranda Leão, presidiu os trabalhos/Foto: Divulgação
Miranda Leão, presidiu os trabalhos/Foto: Divulgação
Agente capacitado recebe certificado/Foto: Divulgação
Agente capacitado recebe certificado/Foto: Divulgação

Acolhimento, essa é a palavra chave dos profissionais da rede municipal de saúde para atendimento aos usuários de drogas que procuram as unidades em busca de ajuda. Ontem, terça-feira (16), 1.334 agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem foram certificados no curso de capacitação do Projeto Caminhos do Cuidado.

A solenidade aconteceu no auditório Belarmino Lins de Albuquerque, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas,, e foi aberta pelo secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto. O Projeto Caminhos do Cuidado possui enfoque na área de Saúde Mental com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas, buscando ampliar as possibilidades das práticas de cuidado, acolhimento e escuta desses profissionais que atuam na Atenção Básica em seus territórios de atuação.


“É uma oportunidade de aprendizado que desmistifica os conceitos preestabelecidos quanto aos usuários de drogas e demais grupos que, na sociedade, são considerados diferentes”, disse Homero, acrescentando que os profissionais, sobretudo os agentes comunitários de saúde, também chamados de ACS, estão em contato direto com a população, indo até o local onde estão e acessando os usuários de drogas nos respectivos territórios.

O projeto foi idealizado pelo Ministério da Saúde, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (RJ) e Grupo Hospitalar Conceição (RS), executado na capital amazonense pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) em parceria com as secretarias municipal e estadual de Saúde (Semsa e Susam).

A gerente da Rede de Atenção Psicossocial do órgão, Efthimia Haidos, explica que em todo o país já foram capacitados 300 mil profissionais. “Os agentes de saúde representam 80% da nossa rede de atenção. O projeto foi muito bem sucedido. Conseguimos envolver todos os cinco Distritos de Saúde da área urbana. Eles participaram, ativamente, de atividades desenvolvidas em 40h presenciais e 20h dispersivas. Nestas últimas, foram a campo e colocaram em prática uma nova forma de abordagem, mais humana, ao usuário”, frisou.

O enfermeiro Jailson Barbosa, também da Semsa, foi um dos tutores do ‘Caminhos do Cuidado’ em Manaus. Ele fala com entusiasmo sobre o diferencial do mesmo: a metodologia ativa, que construiu o conhecimento a partir da vivência da turma. “Os técnicos sentiram muita diferença em relação a forma que eram capacitados anteriormente. Conseguiram vislumbrar a aplicabilidade no cotidiano profissional e entenderam que além da infraestrutura, o olhar mais humano de cada um é importante para acolher e escutar de forma qualificada”, enfatizou.

Artigo anteriorWilker Barreto eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Manaus
Próximo artigoEm votação relâmpago, Congresso acaba de provar LDO de 2015

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui