Concurso de Fantasias e Máscaras leva brilho e humor ao Teatro AM

Foto: Michael Dantas/SEC

Criatividade, talento e requinte marcaram as produções carnavalescas concorrentes do Concurso de Fantasias e Máscaras do Amazonas, que iniciou na noite do último domingo (11), no Teatro Amazonas. No palco, o público conferiu criações de mais de 60 competidores das categorias adultas do concurso. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (SEC).


Ao todo, 64 concorrentes participaram da disputa no Teatro Amazonas em seis categorias da modalidade Fantasias Adulto – Melhor Idade, Originalidade Feminino, Originalidade Masculino, Luxo Feminino, Luxo Masculino, e Mestre-Sala e Porta-Bandeira – e duas da modalidade Máscaras – Luxo e Originalidade.

O desfile iniciou com a Melhor Idade, com sete concorrentes. Na premiação, ao fim da noite, quem se saiu melhor foi Terezinha Gonçalves, com a fantasia “Palhacinha na Folia da Paixão”, feita de recicláveis como garrafas PET. Marilene Almeida e Raimunda de Souza Melo ficaram com o 2º e 3º lugares, respectivamente, com “Vovó não perde um Flashback Anos 80” e “Carmen Miranda”.

Foto: Michael Dantas/SEC

Criatividade – O humor e o apelo à sustentabilidade marcaram os desfiles nas categorias de Originalidade do Concurso de Fantasias Adulto. Dentre 11 produções femininas, a vencedora foi “A Baiana Toda de Jornais – Viva a Reciclagem”, de Aurilena de Almeida. A partir de inúmeros detalhes feitos de papel jornal, a fantasia de baiana se destacou com um visual elaborado e de movimento fluido.

“Foram de 22 a 25 dias para a produção, mas de trabalho direto, desenvolvendo aos poucos a fantasia”, contou Aurilena, que confeccionou a peça em conjunto com o irmão, Fábio Paz de Almeida. Os dois participam há seis anos e já acumulam vários troféus do Concurso de Fantasias e Máscaras do Amazonas.
Nos 2º e 3º lugares da categoria, vieram Idonete Barbosa, com a fantasia “Salve a Amazônia”, e Clotilde Santos, com “Florista reciclada”, respectivamente.

Entre os 10 concorrentes masculinos, Fábio de Almeida repetiu o sucesso da irmã e levou o troféu principal com a divertida fantasia “2018, a Copa é nossa, Argentina!”. Logo após vieram Mário José Freitas, com “O Cavaleiro Dourado”, em 2º lugar, e Rayan da Silva Pimentel, com “Brincando de Transformers”, em 3º.

Plumas e brilho – Entre as mais aguardadas do Concurso, as categorias de Luxo não decepcionaram o público que foi ao Teatro torcer e prestigiar os concorrentes. O primeiro desfile foi o da categoria Feminino, com oito competidoras, das quais a primeira colocada foi Ariane da Silva, com a fantasia “Entardecer dos rios do Amazonas”, criada e produzida pelo estilista José Machado.

“Eu me inspirei nas cores fortes, cítricas”, declarou ele sobre a peça, bastante elaborada e em tons tangerina e laranja. A confecção, segundo ele, levou cerca de oito meses de trabalho meticuloso. “Elaboro na minha cabeça e começo a confeccionar, e vou fazendo aos poucos até chegar ao final”.

As posições seguintes da categoria Feminina ficaram com Gilmara Ferreira Vaz, que exibiu a fantasia “Fogos ardentes de lavas incandescentes”, e Taiana Oliveira, com “A Duquesa do Arco-Íris da Amazônia”.

Foto: Michael Dantas/SEC

Na categoria Masculino, com três candidatos, o vencedor foi Marcelo Dias, que levou ao palco do Teatro “Tuisa Maué, Chefe dos Índios Maués”. Também estilista, ele criou e confeccionou a fantasia, que havia exibido na noite anterior, no desfile da Mocidade Independente de Aparecida pelo Grupo Especial, no Sambódromo.

“Ela é baseada em vários elementos, como o olho do guaraná, desenhos tribais e pinturas de rituais, compondo uma versão carnavalizada da vestimenta de um pajé da tribo dos Maués”, resumiu ele, que levou quatro meses na confecção da peça, inteiramente bordada a mão.

Markinhos Matos, com a fantasia “O Defensor das Galáxias”, e Luiz Carlos Charchar Junior, com “Rainha das Águas do Mar do Caribe”, ficaram respectivamente com o 2º e o 3º lugares da categoria masculina.

Deslumbre e movimento – A última categoria de Fantasias a desfilar no palco do Teatro Amazonas foi a de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Trazendo sete casais em disputa, exibindo criações deslumbrantes vindas direto dos desfiles do Grupo Especial, a categoria teve como vencedores James Paixão Silva e Gracinete Ramos, da Sem Compromisso, com a fantasia “A Realeza Ancestral Africana”.

Silvia Marques e Divaldo Nonato da Silva ficaram em 2º lugar, com a fantasia “Maria Leopoldina e Dom Pedro”, assinada por Marcelo Dias e exibida no desfile da Andanças de Ciganos. Em 3º lugar, vieram Sarah Nascimento de Moura e Emerson Nascimento, com “Cabanagem”, produção do desfile da Aparecida.
Crítica social – As categorias da modalidade Máscaras foram as mais concorridas da noite, com oito concorrentes em Originalidade e dez em Luxo, cada qual com apenas um vencedor. A melhor máscara de Luxo na escolha dos jurados foi “O voo do Gavião Real”, de Maria Priscila Soares.

Foto: Michael Dantas/SEC

Na categoria Originalidade, o ganhador foi Mauro Albuquerque, que trouxe uma crítica à corrupção na peça intitulada “Que país é esse?”. “Quando começamos a confeccionar, pensamos em incluir uma mensagem nesse sentido, pois foi uma época em que vieram à tona diversos casos. Foi justamente com a ideia de dar um basta na corrupção que elaboramos a máscara”, declarou ele.

Mais Carnaval – O Concurso de Fantasias e Máscaras do Amazonas segue em frente com o Concurso de
Fantasias Infantil, nesta segunda-feira (12/02), às 18h, no Teatro Amazonas. A disputa acontece em duas categorias principais, Luxo e Originalidade, cada uma delas subdividida por três faixas etárias: de 3 a 5 anos; de 6 a 8 anos; e de 9 a 12 anos de idade.

O Concurso de Fantasias e Máscaras faz parte da programação do Carnaval do Amazonas, que este ano traz como lema “A Festa de Todos”. A agenda incluiu a série de ações Além da Passarela, com performances carnavalescas em terminais de ônibus, praças de alimentação e shoppings populares; o Desfile Oficial das Escolas de Samba dos Grupos de Acesso e Grupo Especial; entre outros eventos.

Artigo anteriorCarnachoeira inova com carros alegóricos na segunda noite de desfile
Próximo artigoO look de meio milhão de likes de Fátima Bernardes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui