Concurso sobre Enfrentamento à Violência contra a Mulher premia vencedores

Unidade Móvel faz trabalho de educação na Delegacia da Mulher/Foto: Alexandre Fontoura
Unidade Móvel faz trabalho de educação na Delegacia da Mulher/Foto: Alexandre Fontoura
Unidade Móvel faz trabalho de educação na Delegacia da Mulher/Foto: Alexandre Fontoura

Como parte da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, serão premiados amanhã, quarta-feira (26), às 14h00, na Assembleia Legislativa do Amazonas, os trabalhos dos estudantes da Rede Estadual de Ensino, vencedores do 2º Concurso Estadual sobre Prevenção à Violência contra a Mulher, nas categorias Cartaz, Vídeo e Redação, promovido pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), em parceria com a Casa Civil, e Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

Os trabalhos vencedores foram escolhidos na fase final de avaliação, realizada no último dia 7 de novembro, por uma bancada examinadora formada por técnicos da SEPM e da Seduc, quando foram selecionados os nove cartazes, três vídeos e 13 redações finalistas. Foi criado um instrumental de avaliação conforme critérios estabelecidos no regulamento, sendo que todas as avaliadoras atribuíram notas de 5 a 10.


De acordo com a secretária executiva de Políticas para Mulheres, Ana Beatriz Moutinho Breval, o concurso tem como objetivo envolver os educadores e educandos no processo de reflexão sobre a importância da prevenção à violência contra as mulheres, tendo como marco histórico a Lei Maria da Penha (11.340/2006).

“O concurso foi organizado nas categorias Cartaz, para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); Redação, para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos – Segundo segmento; e Vídeo, para alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (Ensino Médio). Os estudantes vencedores em cada categoria receberão tablets, além do certificado”, informou Ana Beatriz.

A campanha – A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” foi criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos EUA. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres.

Atualmente, a campanha acontece em 159 países. Internacionalmente, ela começa no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres) e termina no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil, a campanha tem início no dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra), com o objetivo de destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.

Ação na Delegacia da Mulher – A secretária Ana Beatriz informou ainda que, também como parte dos eventos da campanha, a SEPM, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas), realizou na manhã desta terça-feira, 25 de novembro, uma ação de panfletagem com a presença de uma das duas Unidades Móveis de Acolhimento à Mulher do Campo e da Floresta, na área externa da Delegacia de Atendimento à Mulher da Zona Norte, no anexo do 13º DIP, na avenida Nossa Senhora da Conceição, no bairro Cidade de Deus, na zona norte de Manaus.

Durante toda a manhã, técnicas da SEPM, da Seas e duas promotoras legais populares realizaram panfletagem sobre a campanha e sobre os serviços de atenção à mulher vítima de violência.

Relação dos vencedores do concurso

Ganhador da Categoria Redação:

Ednildo Costa Xavier (29 anos)

EJA – 2º Segmento da Escola Estadual Duque de Caxias

Ganhador da Categoria Cartaz

Caio Henrik da Silva Ferreira (11 anos)

5º Ano da Escola Estadual Carvalho Leal

Ganhador da Categoria Video

Gilsara Araújo Rodrigues – 17 anos

3º Ano da Escola de Tempo Integral Marcantônio Vilaça

Artigo anteriorAssembleia do AM homenageia o oftalmologista Jacob Cohen, com medalha Ruy Araújo
Próximo artigoMário Frota destaca superfaturamento no gasoduto Coari-Manaus, na CMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui