
Será realizada, nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro de 2015, a 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Amazonas (Confeam), através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Amazonas (Conede-AM), encontro que corresponde a etapa estadual das discussões nacionais.
A abertura do evento será no dia 01 (terça-feira) de dezembro, às 17h00, no auditório da Universidade Paulista (Unip). O tema do encontro será “Os desafios na Implementação da Política da Pessoa com Deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”.
Renomados especialistas no segmento realizarão palestras a cerca do tema proposto, entre eles o jurista Roberto Wanderley Nogueira, o advogado Neyrimar Furukawa Barreto, o professor Ademir Ramos, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiencia de Manaus (CMDPD-Manaus) Ronaldo André Bácry Brasil e a fisioterapeuta Maria Dias, todos com vasta experiência em políticas públicas voltadas à Pessoa com Deficiência.
Será discutida a execução das políticas públicas destinadas ao atendimento das demandas específicas das pessoas com deficiência, a construção de propostas que atendam a nossa realidade amazônica, objetivando o fortalecimento dessas políticas, bem como a participação na etapa nacional.
Para legitimar essas demandas, um debate mais amplo foi produzido com as bases municipais, de modo a legitimar a participação popular nas decisões. O Conede-AM e a Seped, reconhecendo esta necessidade e acatando as orientações do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), apoiaram de forma técnica, diversas cidades do interior do Amazonas na realização em suas etapas municipais, formulando questionamentos e propostas para a etapa estadual que deverão ser avaliadas e formatadas para a etapa.