Congresso do Chile realizará teste de drogas em deputados

Foto: Reprodução

O Congresso Nacional do Chile realizou nesta quarta-feira (17) o primeiro sorteio para determinar quais deputados deverão passar por um teste de drogas.


O exame será feito por meio da coleta de fios de cabelo e a aplicação da prova será semestral e aleatória. A ideia é que todos os parlamentares tenham que passar pelo controle duas vezes durante os quatro anos de sua legislatura.

Caso o sorteado se recuse injustificadamente a realizar o teste, ele será sancionado pela Comissão de Ética e Transparência da Câmara.

O nome dos legisladores que testarem positivo se tornará público. Os parlamentares barrados no exame também terão que autorizar a quebra de sigilo bancário.

Se houver uma transação acima de 800 UF (aproximadamente R$ 126 mil), eles deverão justificar os valores. Caso não seja possível, as informações serão encaminhadas à Comissão de Ética e Transparência da Câmara ou ao Ministério Público.

Por que um teste de drogas será realizado no Congresso?

O novo código para o controle do uso de drogas na Câmara dos Deputados e Deputados regulamenta a prevenção do consumo indevido de entorpecentes, psicotrópicos ou substâncias e, além disso, estabelece a realização periódica de controles nos parlamentares em exercício.

O objetivo é elevar os padrões de transparência no trabalho parlamentar e coibir o cometimento de crimes de narcotráfico, além de dispensar qualquer relação entre a Câmara e as redes de tráfico de drogas existentes no país.

O texto indica que a Câmara estabelecerá uma política geral de prevenção e reabilitação, que inclui a definição de um plano de ações de prevenção para todas as pessoas que trabalham na corporação.

Fonte: CNN Brasil

Artigo anteriorRoberto Cidade é autor de lei que isenta eleitor de pagar taxas de inscrição em concursos
Próximo artigoWilson Lima reitera abertura do diálogo com empresários para Amazonas avançar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui