Congresso e Semana de Medicina da UEA abordam tema como o ebola

Sede da Escola de saúde da UEA/Foto: Alfredo Fernandes
Sede da Escola de saúde da UEA/Foto: Alfredo Fernandes
Sede da Escola de saúde da UEA/Foto: Alfredo Fernandes

A partir de hoje, terça-feira (14), até sábado (18), a 17ª Turma de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promove
o 1º Congresso de Medicina do Amazonas e a 1ª Semana Acadêmica de Medicina da UEA, eventos que buscam a interação da prática com a ciência, ensino e inovação, por meio do encontro entre docentes médicos, residentes, acadêmicos de Medicina e profissionais de Medicina que atuam nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS).

A cerimônia de abertura dos eventos será realizada às 09h00, de hoje, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na avenida Pedro Teixeira, ao lado da Arena da Amazônia. As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento, no valor de R$ 50. Os interessados podem obter mais informações sobre as inscrições por meio dos telefones 8173-1764, 9149-1060 e 8115-5624.


Com o tema “O Desafio de Ser Médico nas Pequenas e Grandes Cidades do Amazonas”, os encontros têm, entre vários objetivos, fomentar discussões necessárias para as políticas de saúde nas Redes de Atenção Básica à Saúde e também sobre a Estratégia Saúde da Família, além de promover a atualização médica dos profissionais.

De acordo com a professora da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) e coordenadora do evento, professora Marianna F. Brock, a expectativa é que os eventos reúnam cerca de mil acadêmicos e profissionais de medicina. “É um momento multidisciplinar onde serão abordados diversos temas de todas as áreas de Medicina. Outro destaque é que o evento será o primeiro Congresso realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, o complexo localizado ao lado da Arena da Amazônia”, destacou a professora.

Convidados nacionais – A programação dos cinco dias dos eventos contará com mesas redondas, palestras, aulas práticas, além de cursos rápidos de três horas de duração. Além de professores da UEA, as palestras serão ministradas por profissionais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), da Universidade Nilton Lins e também universidades de fora do Estado, como Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP).

Temas – A programação inclui a discussão de vários temas da atualidade, como “O Médico diante de Pacientes Terminais”, “Puberdade Precoce: Visão do Endocrinologista”, “A Arte de Examinar Pacientes em um Mundo Tecnológico”, “Parkinson: O Que Há de Mais Atual”, “Viroses da Atualidade: Ebola e Vírus Chikunguya”, “Ética Médica em Paciente Testemunha de Jeová” e “Depressão e Suicídio”.

Um dos destaques será uma palestra sobre ebola. O assunto será discutido pela doutora em Medicina pela Universidade Tropical pela Universidade de Brasília e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEA, Maria Paula Mourão. A palestra “Viroses da Atualizada: Ebola e Chikungunya” será ministrada às 10h20, no dia 14.

Artigo anteriorMorre em Niterói, aos 82 anos, o ator Celso Faria
Próximo artigoCom gols de Neymar Brasil passa fácil pelo Japão, em Cingapura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui