Conheça alguns superalimentos capazes de contirbuir ainda mais para alimentação saudável

Foto: Divulgação/ istock

Para auxiliar e complementar a dieta, os superalimentos podem ser ótimos aliados para manter a saúde em dia


Se alimentar saudavelmente ainda está longe de ser uma realidade no Brasil, e muitos brasileiros acreditam que adaptar uma dieta saudável ao dia a dia pode ter um valor alto no mercado. Porém nutricionistas, médicos e estudiosos garantem que é possível ter uma boa alimentação através de alimentos facilmente encontrados no mercado e na feira, com um custo baixo e podendo garantir uma saúde melhor no presente e no futuro.

Incluir nas refeições leguminosas, verduras, legumes, frutas, oleaginosas, sementes e grãos já é um grande passo para ter uma alimentação saudável. Inclusive, é fundamental ter esses alimentos no prato; afinal, eles proporcionam nutrientes e vitaminas para o corpo, com o objetivo de manter um bom funcionamento no organismo.

Os superalimentos levam este nome por serem fontes ricas em diversos nutrientes para o corpo, garantindo uma maior eficácia quando são incluídos em sua alimentação. Podendo auxiliar na prevenção de doenças, recuperação e para manter uma qualidade de vida, eles têm uma rica fonte de proteínas, fibras, minerais e vitaminas, ou seja, tudo o que o organismo precisa.

Dentro do setor de grãos, é possível encontrar os superalimentos na quinoa, nozes, lentilha e chia. Eles têm diversas funções benéficas ao corpo, como a baixa do índice de colesterol ruim, são ricos em ômega 3 e 6, ferro, previnem doenças cardíacas e auxiliam no colesterol bom. Cada um tem uma propriedade predominante, porém todos têm como objetivo a boa funcionalidade do corpo.

Já nas frutas pode-se encontrar o açaí como grande aliado do coração. Outra fruta é o abacate, que tem uma grande fonte de ácido fólico, e vitaminas E, B6 e K. Apesar de ser uma fruta gordurosa, ele auxilia no colesterol bom no organismo.

Incluir hortaliças, legumes e verduras na alimentação é fundamental, e nos superalimentos encontra-se na batata-doce, espinafre, brócolis e tomate. Todos eles são ricos em proteínas, vitaminas e nutrientes.

Nos ovos, possuem arginina, que é um aminoácido semiessencial para o corpo, auxiliando na recuperação muscular, estimulando o sistema imunológico e também ajudando na cicatrização. Outra proteína importante é o salmão, que auxilia no não desenvolvimento de obstruções no coração, além de ser um grande aliado no combate ao colesterol alto.

O mais importante é que, para incluir esses alimentos e seguir uma dieta saudável, é necessário ter um acompanhamento com um nutricionista, e sempre que possível realizar exames anualmente com o médico responsável.

Artigo anteriorCampanha ‘Pra Sambar Tem que Vacinar’ acontece em 8 escolas de samba neste no sábado
Próximo artigoAulas municipais iniciam de forma remota nesta segunda-feira, 7/2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui