Conjunção rara de Júpiter e Marte encanta observadores na madrugada

Foto: Recorte

Na madrugada desta quarta-feira (14), o céu foi palco de um dos fenômenos astronômicos mais aguardados do ano: a conjunção de Júpiter e Marte. Esse raro alinhamento fez com que os dois planetas parecessem estar quase se tocando no céu, proporcionando um espetáculo para os observadores. O ápice do fenômeno ocorreu por volta das 2h30 da manhã, quando ambos os planetas estavam visíveis na porção leste do céu, até desaparecerem com o amanhecer.


De acordo com o Observatório Nacional (ON), apesar de Júpiter e Marte se aproximarem visualmente a cada 825 dias, uma conjunção tão próxima como esta só voltará a ocorrer em dezembro de 2033. Até a próxima sexta-feira (16), a distância aparente entre os dois planetas será inferior a 1 grau, equivalente a cerca de um terço da largura da lua no céu. No entanto, o ponto de máxima proximidade foi alcançado nesta quarta-feira, marcando o auge deste evento celeste.

Além desta impressionante conjunção, o calendário astronômico de 2024 traz outros eventos notáveis, incluindo diversas chuvas de meteoros. Entre elas, a chuva de meteoros Geminidas, prevista para o pico de 14 a 15 de dezembro, promete ser um dos destaques do ano, com uma taxa estimada de 150 meteoros por hora. Outros eventos importantes incluem as chuvas de Perseidas, Draconidas e Orionidas, que também irão iluminar o céu ao longo dos próximos meses.

A conjunção de Júpiter e Marte é um lembrete fascinante da dança celestial que ocorre sobre nossas cabeças e da beleza que o cosmos nos reserva. Para aqueles que perderam esta oportunidade, a próxima década trará novamente a chance de testemunhar este evento único.

Fonte: G1

Artigo anteriorFumaça na Amazônia é registrada em satélite da Nasa
Próximo artigoQuatro sinais de alerta de depressão em idosos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui