Conselho de Administração elege novos diretores do Banco da Amazônia


O Conselho de Administração, em reunião realizada ontem, sexta-feira (27), elegeu novos diretores do Banco da Amazônia. Foram eleitos os Srs. José Marques de Lima, que responderá pela Diretoria de Controle e Risco (DICOR), e Luiz Otávio Monteiro Maciel Júnior, que responderá pela Diretoria de Gestão de Recursos (DIREC).

O novo Diretor de Controles e Risco, José Marques de Lima, é economista com sólida formação e larga experiência profissional na área de Controles. É empregado aposentado do Banco do Brasil, economista graduado AEUDF – Brasília, Pós-Graduado em Controladoria pela USP, possui MBA em Gestão Empresarial e possui Formação Básica para altos Executivos. Foi Diretor de Administração e Controle da PREVI (Caixa de Previdência do BB); Presidente da BB Turismo; Diretor de Administração e Controle da Companhia de Seguros Aliança do Brasil; Diretor Executivo da ABRACORP (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas); foi membro dos Conselhos de Administração da CSN, da VALE, da INVEPAR (Presidente), CADAM e ABRACORP, e no Banco do Brasil exerceu, entre outras, as funções de Gerente de Projetos; Gerente Geral da Unidade de Gestão de Riscos; Gerente Executivo da Unidade de Estratégia e Organização; Gerente Executivo da Controladoria; Gerente Executivo da Superintendência de Finanças. Participou da avaliação dos negócios do BB no bloco Europa, em Londres; da coordenação do Projeto de Gestão de Ativos e Passivos; do desenvolvimento do modelo de Gestão de risco de mercado; e da estruturação da área de Relações com Investidores. Participou, ainda, da estruturação da área de Controladoria da PREVI; da estruturação da área de Controladoria e Controles Internos da Companhia de Seguros Aliança; e do desenvolvimento do novo modelo de governança da VALE.

O Diretor da área de Gestão de Recursos, economista Luiz Otávio Monteiro Maciel Júnior, é empregado de carreira do Banco da Amazônia. Graduado em Ciências Econômicas pela UFPA e Pós-Graduado em Economia do Trabalho pela UFPA, possui Mestrado em Economia Monetária e Financeira pela UNAMA, Certificação Profissional de Especialista em Investimentos ANBIMA e Certificação Profissional CPA-20 ANBIMA, curso Gestão de Tesouraria pela FGV e Marcação de Mercado pela ANBIMA. Participou do Programa de Liderança, Gestão e Resultados da Fundação Dom Cabral;  treinamento Operacional do BNDES; curso de Gestão tecnológica da ABIPITI; e  da Bolsa de Valores e Mercado de Capitais da Comissão Nacional de Bolsa de Valores. No Banco da Amazônia, exerceu, entre outras, as funções de Gerente Executivo da Gerência de Operações Financeiras (GEROF) e da Gerência de Controladoria (GECOR), e foi membro da Comissão de Ética.

Com a eleição dos novos Diretores, o Colegiado voltará a ter a sua constituição plena (6 membros) e passará a ser integrado por três empregados da ativa do Banco da Amazônia, fato que há muito não se verifica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui