Conta de energia ficará mais cara com bandeira vermelha nível 2

Foto: Recorte

A partir deste mês, a conta de luz deverá ficar mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a ativação da bandeira vermelha nível 2, a mais alta, que adiciona R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.


A medida acontece por conta do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, principalmente devido ao forte calor em grande parte do país e à previsão de chuvas abaixo da média para setembro. Nesse cenário, o Brasil depende mais das usinas térmicas, que produzem energia mais cara. A bandeira vermelha, portanto, faz com que parte do aumento da despesa seja repassada ao consumidor.

Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, a vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica é fundamental. A orientação é para utilizar a energia de forma consciente e evitar desperdícios que prejudicam o meio ambiente e afetam a sustentabilidade do setor elétrico como um todo. A economia de energia é essencial para a preservação dos recursos naturais.

A bandeira vermelha patamar 2 não era ativada desde agosto de 2021. Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto.

Artigo anteriorTentativa de fuga de prisão na Rep. Democrática do Congo termina com 129 mortos
Próximo artigoUnisa abre inscrições para Vestibular de Medicina 2025 com 235 vagas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui