Contribuintes têm orientação gratuita sobre IR, partir de amanhã (15), em Manaus

Contribuinte tem orientação gratuita sobre IR/Foto: Divulgação

A partir de amanhã, terça-feira (15), alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Martha Falcão/DeVry, em Manaus, realizarão atendimento gratuito para contribuintes sobre o imposto de renda (IR) 2016, até o encerramento do prazo de entrega, 29 de abril. O serviço é aberto à população, e está disponível durante a semana, de 14h00 às 18h00, em dois laboratórios da Unidade I, na Rua Natal, em Adrianópolis, na Zona Centro Sul.
O auxílio é oferecido exclusivamente aos contribuintes pessoa física. De acordo com a coordenadora do curso, Lucilene Viana, a ação tem como objetivo colocar em prática o conteúdo ministrado em sala de aula.


“Além disso, conseguimos sensibilizar os alunos para o compromisso social da profissão e da instituição. Eles também acabam tendo o primeiro contato com as dúvidas das pessoas em relação à declaração e têm a oportunidade de aprender mais, de ampliar a visão do processo”, afirmou a professora, que é vice-presidente de Controle Interno do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Os acadêmicos participantes da ação têm horas complementares contabilizadas no histórico.

Durante o atendimento, os alunos, orientados pelo professor, analisam que tipo de declaração mais indicada em cada caso (simplificada e completa), e operacionalizam o sistema da Receita alimento-o com as informações. O programa do Governo Federal foi baixado em 60 computadores da instituição.

Para o atendimento é necessário levar o informe de rendimentos (Cédula C), fornecido pela instituição empregadora, documentos pessoais e comprovantes de despesas dedutíveis como desembolsos médicos, gastos com educação (creche, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, curso superior, cursos de especialização e profissionalizantes), pensão alimentícia e contribuição à previdência privada ou complementar ( inclusive de empregados domésticos), entre outros.

“O contribuinte pode lançar mão das deduções para reduzir o impacto da prestação de contas junto à Receita Federal. Isso porque, as deduções ajudam a reduzir a base de cálculo doImposto de Renda, diminuindo, portanto, o valor a pagar ou aumentando as chances de restituição”, explica a professora Lucilene Viana.

Palestra

No último dia 10, alunos, profissionais e interessados participaram da palestra sobre as principais mudanças ocorridas nas regras do Imposto de Renda Pessoa Física, no mini-auditório da Faculdade Martha Falcão | DeVry. De acordo com o contador João Rezende Dantas, professor do curso de Ciências Contábeis, o evento funcionou como revisão do conteúdo para o atendimento gratuito que inicia esta semana.

Artigo anteriorMaioria dos manifestantes são de alta renda, diz pesquisa
Próximo artigoFiat Strada capota após bater com Meriva e fere motorista, em Petrópolis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui