Copa Manaus de Cross Country, abre temporada do atletismo em Manaus

3ª Copa Cross Country em Manaus/Foto: Mauro Neto

Mais de 200 atletas são esperados para o inicio da temporada 2017 do Atletismo, que acontece no dia 21 de janeiro com a Copa Manaus de Cross Country, um verdadeiro teste de resistência aos participantes. A prova inicia às 07h00 na Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro, e o evento é uma realização da Federação Desportiva de Atletismo do Amazonas (Fedaeam), com o apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
A Copa chega a seu terceiro ano consecutivo e terá o percurso de 7 quilômetro. A competição ocorrerá nas dependências da Vila e o circuito terá obstáculos naturais, como folhas, vegetação fechada, umidade, galhos, pedras, descidas e subidas elevadas.


“Vamos ter na prova vários obstáculos, árvores, terrenos acidentados, entre outros, o que vai forçar o condicionamento do atleta e a atenção dele, algo que será um requisito indispensável, pois qualquer deslize pode fazer o participante prejudicar seu desempenho, ou até mesmo se lesionar.  Para garantir a seriedade da competição, vamos ter fiscais e isso vai proporcionar uma prova segura para todos e justa”, disse a organizadora e presidente da Fedaeam, Marleide Borges.

3ª Copa Cross Country em Manaus/Foto: Mauro Neto

Os competidores vão largar da pista de atletismo, passando pelo kartódromo, chegando às quadras esportivas e retornando para o local de início. Todos os participantes que completarem o percurso serão premiados com medalhas. Para os três primeiros colocados serão troféus e medalhas.

Inscrições – Aqueles que desejarem participar, as inscrições para a Copa Manaus de Cross Country estão abertas até a próxima segunda-feira, dia 16, por meio do site http://www.assessocor.com.br/, ao valor de R$ 55 + R$ 5,00, de taxa de administrativa.

Cross Country – O cross country originou-se na Inglaterra, no começo do século 19. Era um jogo chamado “caça ao coelho” ou “caça ao papel”, em que o corredor, ou grupo, tinha que marcar uma trilha com pedaços de papel e fazer o circuito completo sem errar.

A primeira competição que se tem notícia aconteceu em 1837, na Crick Run, em um campo de uma escola de rugby. Devido ao sucesso, outras escolas começaram a realizar um encontro similar entre os alunos, até se firmar nas Universidades de Cambridge e Oxford.

O cross tornou-se parte do programa Olímpico em 1912, 1920 e 1924, mas foi retirado posteriormente.  No final da década de 70 e início dos anos 80, por iniciativa do professor Manoel Antônio de Toledo Pires foram promovidas provas de cross country nos parques do Ibirapuera, do Carmo e no Pico do Jaraguá, para atletas mirins e infanto-juvenis de escolas, associações e clubes. De lá para cá, a modalidade tornou-se tradicional nacionalmente.

Artigo anteriorJôci Carvalho estreia novo repertório sertanejo no Terra Brasil
Próximo artigoMais de 10 mil brasileiros se inscrevem às vagas do programa Mais Médicos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui