Corecon-AM premia ‘Economista e Destaque de 2014’ e homenageia Eduardo Campos

Cerimônia de entrega de prêmios na FIEAM/Foto: Divulgação
Cerimônia de entrega de prêmios na FIEAM/Foto: Divulgação
Cerimônia de entrega de prêmios na FIEAM/Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Economia (Corecon/AM) premiou, na noite da última quarta-feira (13), os vencedores dos prêmios Economista do Ano e Destaque de 2014, em solenidade que ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), no Centro, e, também, homenageou o economista e candidato a presidência da  República e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto na manhã daquele dia, em uma acidente aéreo.

Foram premiados os economistas: Ronney Cesar Dantas, atual secretário-executivo da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), e Erivaldo Lopes, ex-presidente do órgão e conselheiro federal, vencedores da premiação.


O presidente do Corecon/AM, Marcus Evangelista, e o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, foram os anfitriões do evento que contou com diversos profissionais da área. Este é o 12º premio realizado pelo Corecon-AM. Evangelistas destacou a importância do profissional economista em todo o País, principalmente no Amazonas, por conta do modelo Zona Franca. “Vemos agora nesse momento político, em que todos os presidenciáveis têm em suas equipes grupos de economistas para nortear as suas propostas de governo. O economista é que traça o futuro econômico do País”, destacou.

O presidente ressaltou ainda que no Amazonas, os economistas são defensores do Polo Industrial, e ainda de da necessidade de desenvolver outras matrizes econômicas. “Essa defesa é constante. Agora, o Estado conseguiu a prorrogação do modelo Zona Franca de Manaus, mas temos vários gargalos para serem resolvidos, porque somente a prorrogação não é certeza que novos investimentos. Todos nós economistas estamos unidos para que o Polo Industrial seja fortalecido”, disse.

O economista do ano de 2014, escolhido por votação aberta organizada pelo Corecon, Ronney Cesar Peixoto, é formado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Atualmente, exerce o cargo de secretário-executivo da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). “O economista sempre teve e sempre terá um papel muito importante para o nosso Estado e pra nossa nação. Principalmente, nesse momento que temos a notícia da prorrogação de mais 50 anos da Zona Franca, é uma grande oportunidade e desafio muito grande de transformar e buscar novas alternativas completares ao modelo”, disse.

O destaque do ano de 2014, Erivaldo Lopes, com 14 anos de profissão, agradeceu o reconhecimento. “Com certeza é um grande reconhecimento por todo nosso trabalho que estamos desenvolvendo na defesa dos economistas no Amazonas, à frente do conselho buscando parcerias ”, disse.

A solenidade marcou o encerramento da Semana do Economista, que completou neste ano 63 anos de regulamentação. “Em 1951, foi assinada nossa lei que institui a profissão de Economista, a Lei 1411. É também um momento de grande reflexão”, disse o presidente do Corecon.

Artigo anteriorCom time reserva Brasil supera República Dominicana no Grand Prix
Próximo artigoSEC e Seas contemplam entidades sociais durante 58º Festival Folclórico do Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui