Corecon/AM abre inscrições para curso sobre Projetos Econômicos

Marcus Evangelista, presidente do Corecon-Am/Foto: Arquivo
Marcus Evangelista, presidente do Corecon-Am/Foto: Arquivo
Marcus Evangelista, presidente do Corecon-Am/Foto: Arquivo

Estão abertas as inscrições para o curso de “Elaboração e Análise de Projetos Econômicos e Financeiros”, promovido pelo  Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon/AM), voltado a profissionais da área e acadêmicos do curso de Economia, entre outros interessados.

As aulas iniciam no dia 18 de maio e a iniciativa faz parte de uma parceria entre o Corecon/AM, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a empresa Phoenix Consultoria.

O curso é dividido em três módulos independentes – cada um deles com carga horária de 10 horas. O primeiro módulo abordará a elaboração e o trâmite de projetos econômicos para a Superintendência da Zona franca de Manaus (Suframa); o segundo será voltado à  Secretaria de Estado de Planejamento e de Ciência e Tecnologia (Seplanct) e o terceiro tratará dos projetos específicos para a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Pela legislação local, qualquer empresa que queira ter acesso aos incentivos do Polo Industrial de Manaus (PIM) precisa ter seu projeto de viabilidade econômica aprovado nesses três órgãos públicos. “O Corecon/AM teve a iniciativa de promover esse importante curso após constatar que havia uma grande lacuna no Estado sobre as orientações específicas para a elaboração de projetos, de acordo com a peculiaridade de cada instituição”, explicou o presidente do Corecon-AM, Marcus Evangelista.

Instrutor das aulas, o consultor Ailson Rezende informou que o curso será dividido em aulas práticas e teóricas.    “O curso será de teoria e prática e os módulos são independentes. Vamos abordar todo o processo de elaboração até o protocolo dos projetos econômicos nas instituições públicas, bem como o acompanhamento deles. Também abriremos espaço para o esclarecimento das principais dúvidas ”, ressaltou.

Rezende é formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com MBA em Engenharia Econômica e Financeira. Foi presidente do Corecon/AM e, atualmente, é proprietário e consultor da empresa Phoenix Consultoria Ltda.

Cada um dos três módulos do curso de “Elaboração e Análise de Projeto Econômico e Financeiro”  custará o investimento de  R$ 200 e o curso todo será de R$ 500. Outras informações podem ser obtidas pelo número 3622-2826 ou pelo email [email protected]

Projetos econômicos

Um levantamento realizado pelo Corecon-AM apontou que, em 2014, foram registrados 423 projetos econômicos. Desse número, 118 foram de implantação industrial e o restante de diversificação das indústrias já instaladas no PIM. Dos projetos de implantação, 30 foram efetivamente implementados no Polo Industrial.

Para uma empresa se instalar no PIM e ter direito às isenções tributárias é necessário que seus proprietários apresentem projetos de viabilidade econômica a órgãos reguladores como a Suframa,  a Seplanct e Sudam. Mas antes de apresentar essas propostas é necessário que o projeto seja analisado e registrado no Corecon/AM,

Este ano, esse processo ficará mais rápido e mais transparente com a certificação da instituição na NBR 9001, que é um conjunto de  normas de padronização para um determinado serviço ou produto, informou o presidente da instituição, Marcus Evangelista. O  Corecon/AM do Amazonas é o primeiro no sistema do Conselho Federal de Economia (Cofecon) a aderir à certificação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui