CRECI promove a Semana do Corretor de Imóvel, no Amazonas

Presidente e vice do CRECI/18a. Região
Presidente e vice do CRECI/18a. Região
Presidente e vice do CRECI/18a. Região

O Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Amazonas e Roraima (Creci 18ª Região) realiza, está realizado, desde ontem, segunda-feira (25), a Semana do Corretor de Imóvel, com o objetivo de orientar a população do Estado sobre a importância de consultar um profissional devidamente registrado no sistema Confeci-Creci, para garantir a segurança do negócio imobiliário.

Segundo o presidente do Creci 18ª Região, Paschoal Rodrigues, cerca de 4 mil corretores são registrados nos dois Estados da federação, sendo 2,5 mil atuantes e a maioria em Manaus. Ele ressalta que a semana visa destacar também o Dia Nacional dos Corretores de Imóveis, instituído no dia 27 de Agosto, por meio da Lei Federal nº 4.116.  “Estamos trabalhando com o objetivo de coibir o exercício ilegal da nossa profissão e também com a valorização do corretor, que cumpre com suas obrigações junto ao Conselho Regional”.


Nacionalmente, Paschoal Rodrigues destaca que o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci) realiza campanha de orientação nesse período, com eventos e propagadas institucionais alertando para a não contratação de profissionais que não sejam registrados. “O corretor tem uma responsabilidade imensa na sociedade, não apenas pelos valores envolvidos, mas pelo sonho das pessoas. Os clientes sempre ficam ansiosos para saber se estão fazendo um bom negócio ou não, e cabe ao corretor levar tranquilidade para eles, por isso, é uma profissão muito importante e cheia de detalhes técnicos e vem sendo muito bem aceita pela sociedade, em especial aqueles que querem fazer um negócio com segurança”, disse.

Paschoal ressalta que o órgão atende a denúncias de profissionais que não são registrados, os ‘falsos corretores’. Para denunciar basta ligar para o telefone 3584-5353 ou na própria sede do conselho na Rua Rio Içá Nº 758, bairro Vieiralves. “O cliente deve exigir a comprovação do corretor de que ele é inscrito no Sistema Cofeci-Crea, é a garantia da segurança na negociação”, disse.

Em Manaus, o Creci tem investido na qualificação dos profissionais, por meio do  Programa de Educação Continuada ao Corretor de Imóveis (Proecci), uma qualificação gratuita que está sendo oferecida para os profissionais que atuam em Manaus, como forma de melhorar o atendimento à população.

Segundo Paschoal Rodrigues, que também é vice-presidente de Assuntos Institucionais do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci), o Proecci visa aperfeiçoar os conhecimentos específicos sobre a atividade imobiliária, mesmo para quem já atua e principalmente para os iniciantes.

A lei que regulamenta a profissão dos corretores de imóveis (6.530/1978) é clara: o exercício da profissão é permitido somente aos que são registrados nos conselhos e o exercício da profissão sem o registro profissional no Creci configura contravenções relativas à organização do trabalho (artigo 41 do Código Civil), cuja pena é de prisão simples, de 15 dias a três meses de detenção ou pagamento de multa.

Para requerer o seu registro, o corretor precisa possuir curso de graduação tecnológica em transações imobiliárias ou algum curso técnico específico para obter registro no Creci. O conselho não tem ligação direta com esses cursos, por isso cabe ao interessado, se informar antes no Creci se o curso  que pretende se matricular é reconhecido.

Artigo anteriorAlessandra Campelo vai a Borba para lançar candidatura
Próximo artigoCPI da Pedofilia no Amazonas recebe documentação bancária de envolvidos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui