Criadouro Onça Pintada terá reforço de universitários para preservar a fauna silvestre

Foto: Reprodução/ Instagram

Criadouro Onça Pintada e a UniCuritiba firmam parceria, o convênio de cooperação técnica permitirá que estudantes do curso de Medicina Veterinária deem atendimento e ajudem nos cuidados com os mais de 2,2 mil animais abrigados no local.

Mantido pela Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre, o Criadouro Onça Pintada tem programas de recomposição e manejo da fauna, com o desenvolvimento de pesquisas e técnicas de criação e reprodução das espécies. Localizado em Campina Grande do Sul, a 30 quilômetros de Curitiba, o local conta com mais de 150 recintos para 190 espécies de aves, mamíferos e répteis.

O diretor do UniCuritiba, Cristiano Ferreira de Assis, ressalta a relevância da parceria para a instituição e para todos os acadêmicos, especialmente os estudantes de Medicina Veterinária.

Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Uriel Cotarelli de Andrade, a sinergia entre a direção do Criadouro Onça Pintada e do UniCuritiba levou à formalização deste importante convênio. “Nosso lema é mudar o país pela educação e não vamos medir esforços para a conscientização, o ensino e as pesquisas que contribuam com a preservação da fauna brasileira e a redução dos impactos ambientais”, garante.

Foto: Divulgação

O diretor geral do Criadouro Onça Pintada, Luciano do Valle Sabóia, disse, durante o ato de assinatura do convênio, que o Criadouro é destinado à conservação, preservação e reintrodução de espécies ameaçadas. “Das 20 espécies de animais silvestres que estão em extinção no Brasil, 12 estão sendo preservadas dentro do Criadouro. Esse convênio com a Unicuritiba vem ao encontro da nossa esperança de que o Criadouro se perpetue por muitos anos e que a sociedade perceba que é a preservação da natureza que vai garantir a sobrevivência humana na terra.”

Preservação da fauna e flora

O Criadouro Onça Pintada segue os padrões exigidos pelo Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e colabora para a preservação e perpetuação da fauna e da flora silvestres do país.

O local não é aberto ao público como um zoológico convencional e as visitas são proibidas. Tudo para manter a tranquilidade dos animais.

Além das parcerias com instituições públicas e privadas, o Criadouro Onça Pintada conta com o apoio de empresas e da comunidade para doações. O local também recebe ecovoluntários que podem permanecer nos alojamentos e trabalhar com tratadores, biólogos e veterinários após um treinamento. Além da mão de obra, é necessário contribuir com recursos para a manutenção do projeto.

Para ser um ecovoluntário é necessário gostar da natureza e dos animais, ter idade mínima de 18 anos, ter paciência, saber trabalhar em equipe e preencher o formulário de inscrição em criadouro onça pintada.

A intenção da Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre é ampliar as atividades do Criadouro Onça Pintada e, por meio da divulgação dos trabalhos, obter a ajuda de mais patrocinadores para que a riqueza dos recursos ambientais e científicos sejam compartilhados com entidades de pesquisa e com a sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui