Criadouro Onça Pintada terá reforço de universitários para preservar a fauna silvestre

Foto: Reprodução/ Instagram

Criadouro Onça Pintada e a UniCuritiba firmam parceria, o convênio de cooperação técnica permitirá que estudantes do curso de Medicina Veterinária deem atendimento e ajudem nos cuidados com os mais de 2,2 mil animais abrigados no local.


Mantido pela Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre, o Criadouro Onça Pintada tem programas de recomposição e manejo da fauna, com o desenvolvimento de pesquisas e técnicas de criação e reprodução das espécies. Localizado em Campina Grande do Sul, a 30 quilômetros de Curitiba, o local conta com mais de 150 recintos para 190 espécies de aves, mamíferos e répteis.

O diretor do UniCuritiba, Cristiano Ferreira de Assis, ressalta a relevância da parceria para a instituição e para todos os acadêmicos, especialmente os estudantes de Medicina Veterinária.

Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Uriel Cotarelli de Andrade, a sinergia entre a direção do Criadouro Onça Pintada e do UniCuritiba levou à formalização deste importante convênio. “Nosso lema é mudar o país pela educação e não vamos medir esforços para a conscientização, o ensino e as pesquisas que contribuam com a preservação da fauna brasileira e a redução dos impactos ambientais”, garante.

Foto: Divulgação

O diretor geral do Criadouro Onça Pintada, Luciano do Valle Sabóia, disse, durante o ato de assinatura do convênio, que o Criadouro é destinado à conservação, preservação e reintrodução de espécies ameaçadas. “Das 20 espécies de animais silvestres que estão em extinção no Brasil, 12 estão sendo preservadas dentro do Criadouro. Esse convênio com a Unicuritiba vem ao encontro da nossa esperança de que o Criadouro se perpetue por muitos anos e que a sociedade perceba que é a preservação da natureza que vai garantir a sobrevivência humana na terra.”

Preservação da fauna e flora

O Criadouro Onça Pintada segue os padrões exigidos pelo Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e colabora para a preservação e perpetuação da fauna e da flora silvestres do país.

O local não é aberto ao público como um zoológico convencional e as visitas são proibidas. Tudo para manter a tranquilidade dos animais.

Além das parcerias com instituições públicas e privadas, o Criadouro Onça Pintada conta com o apoio de empresas e da comunidade para doações. O local também recebe ecovoluntários que podem permanecer nos alojamentos e trabalhar com tratadores, biólogos e veterinários após um treinamento. Além da mão de obra, é necessário contribuir com recursos para a manutenção do projeto.

Para ser um ecovoluntário é necessário gostar da natureza e dos animais, ter idade mínima de 18 anos, ter paciência, saber trabalhar em equipe e preencher o formulário de inscrição em criadouro onça pintada.

A intenção da Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre é ampliar as atividades do Criadouro Onça Pintada e, por meio da divulgação dos trabalhos, obter a ajuda de mais patrocinadores para que a riqueza dos recursos ambientais e científicos sejam compartilhados com entidades de pesquisa e com a sociedade.

Artigo anteriorWilson Lima vai ao ‘caldeirão do Adail’, em Coari, com forte aparato de segurança
Próximo artigoCasarão Cassina prepara palestra sobre Mercado 4.0

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui