
Crianças e adolescentes da zona norte de Manaus, que fazem parte dos projetos sociais da Policia Militar e Programa Ronda dos Bairros, compartilharam um almoço no City Park, no Km 34, da AM-010. Num encontro que foi marcado pela alegria das festas de Natal e compartilhado com a vereadora Vilma Queiroz (PROS), além dos instrutores militares.
A Polícia Militar, além de realizar policiamento ostensivo em todo o estado do Amazonas, desenvolve programas e projetos de prevenção à criminalidade, dentre os quais se destaca o Projeto Santa Bola e o Programa Formando Cidadão, nos que crianças e adolescentes em situação de risco pessoal desenvolvem atividades recreativas, esportivas e culturais, explicou Emerson Figueiredo dos Santos, o comandante da 26º CICOM.
“Começou a funcionar por vontade própria dos policias que tornam realidade o projeto, hoje é o dia de lazer e a parceria no City Park que possibilitou a festa de natal com os alunos, temos parceiros que ajudam com o material esportivo, precisamos de mais material (tênis para os alunos, bolas, tendas, coletes, dentre outros)”, explicou o Comandante.
Uma policia mais humanitária
“Desde a implantação do programa, Ronda dos Bairros, fechamos compromissos de desenvolver projetos sociais, assim temos quatro projetos na atualidade, um esportivo, outro voltado para o escotismo, outro de aprendizado de musica e o projeto Santa Bola para resgate destas crianças em situação de risco”, explicou o tenente-coronel Cleitman Rabelo Coelho.
“São crianças que saíram das periferias dos bairros de Manaus, dos igarapés, do rip rap, e o objetivo do projeto é fazer com que eles sejam no futuro cidadãos de bem, que estudem e tenham uma profissão e para isso o papel da policia já não é como o de antes apenas repressiva, agora se torna mais humanitária”, disse o instrutor Andreti Lima.
As mais de cem crianças (7 a 16 anos) do Conjunto ‘Viver Melhor’ foram parte dos projetos Santa Bola e Formando Cidadão que funciona há seis meses e recebem acompanhamento nas atividades, de práticas esportivas (tanto de manhã como de tarde) e segundo o instrutor, soldado Leandro Fontes, os resultados serão vinculados ao rendimento.