Crise na UFRJ: Cortes de energia e água ameaçam funcionamento e impactam alunos

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Foto: Reprodução

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) enfrentou cortes de energia e água devido a dívidas com a Light e a Águas do Rio, que somam R$ 31,8 milhões e R$ 18 milhões, respectivamente. Segundo o reitor Roberto Medronho, o corte prejudicado estudantes de baixa renda que dependem do restaurante universitário e da residência estudantil.


O fornecimento de água e luz foi interrompido em unidades como a Faculdade de Arquitetura e o COPPEAD, embora serviços essenciais tenham sido poupados. A suspensão da energia também afetou temporariamente o Museu Nacional, ameaçando coleções que são revistas de refrigeração constante para evitar incêndios.

Para reduzir a dívida, a UFRJ redireciona verbalmente e aguarda um repasse emergencial do Ministério da Educação. Medronho critica a falta de suporte financeiro e destaca que, sem complementação orçamentária, é impossível garantir o funcionamento integral da universidade e a continuidade de serviços essenciais.

Artigo anteriorFlamengo e Atlético-MG se enfrentam no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro
Próximo artigoCrise na Saúde do Amazonas vai de salários atrasados à falta de insumos básicos nos municípios, aponta Wilker Barreto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui