Críticos sobre ação contra Zeca Camargo: “Opinião deve ser respeitada”

A crítica que o jornalista Zeca Camargo fez sobre a comoção que a morte do cantor Cristiano Araújo causou nos brasileiros e o espaço que o caso ganhou na imprensa não apenas gerou revolta nos fãs, como também um processo por danos morais movido contra ele pelo pai do cantor.Mas é certo um jornalista ser alvo de ação na Justiça por ter expressado sua opinião? Será que Zeca cometeu algum exagero? Ou ele simplesmente exerceu a sua função de crítico e seu direito constitucional de se expressar?


 
Os familiares do artista, os fãs e outros cantores sertanejos entenderam que a crítica foi preconceituosa em relação aos admiradores desse gênero musical. E eles expressaram as suas opiniões nas redes sociais, motivando o jornalista, inclusive, a se retratar. Porém, o pedido de desculpas não pareceu ter sido suficiente.

O escritório de advocacia do cantor confirmou ao UOL na semana passada a abertura do processo contra Camargo. Segundo os advogados da família de Araújo, a ação tem “caráter pedagógico”. Procurado novamente para comentar o andamento do caso, o escritório informou, por meio de uma secretária, que a partir de agora só iria se manifestar oficialmente por meio de seu site oficial.

Para entender se deve ou não haver limites para a publicação de uma opinião e se o processo é legítimo, o UOL falou com dois renomados críticos musicais brasileiros sobre qual é o papel desse tipo de profissional na sociedade. Além disso, foi ouvida também uma advogada especialista na área musical sobre a ação enfrentada pelo jornalista.

(UOL)

 

Artigo anteriorO momento não é para a busca de aproximações com o governo, diz FHC
Próximo artigoEstúdios de Hollywood processam sites de streaming e download ilegais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui