CROAM destaca a importância da saúde bucal e a valorização do profissional

Nesta terça-feira (25), comemora-se o Dia do Cirurgião-Dentista.

Nesta terça-feira (25), comemora-se o Dia do Cirurgião-Dentista, e o Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CROAM) destaca a importância deste profissional na prevenção de diversas doenças ocasionadas pela falta dos principais cuidados com a higiene bucal, como a visita periódica ao dentista, a correta escovação dos dentes após as principais refeições, uso rotineiro do fio dental e a escovação da língua.


Ao falar de saúde bucal, automaticamente podem ser lembrados problemas como cárie, gengivite e mau hálito, mas a lista de doenças ligadas à boca vai muito além disso, e afeta, inclusive, outras partes do corpo. Diversas pesquisas já apontaram a associação da falta de cuidado diário com a boca a doenças cardiovasculares, partos prematuros e nascimentos de baixo peso, descontrole da diabetes, entre outras.

“Por este motivo, o cuidado com a saúde bucal deve ser diário. Afinal, a prevenção sempre é o melhor remédio”, apontou o presidente do CROAM, João Franco, que informa que nesta terça-feira também é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal.

Nesta terça-feira (25), comemora-se o Dia do Cirurgião-Dentista.
Nesta terça-feira (25), comemora-se o Dia do Cirurgião-Dentista.

Surgimento da data
O Dia do Cirurgião-Dentista foi escolhido nesta data porque faz referência ao dia em que foi assinado, em 1884, o Decreto nº9311, que criou os primeiros cursos de Odontologia no Brasil, localizados no Rio de Janeiro e na Bahia. Posteriormente, uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial.

Valorização Profissional
O presidente do CROAM, João Franco, destaca que a comemoração do dia do Cirurgião-Dentista é muito importante também para despertar no profissional a necessidade da qualificação e do crescimento da especialidade.

“O profissional precisa estar permanentemente em processo de atualização, especialmente por conta do uso de sistemas de informática, que estão presentes na rotina diária dos consultórios, e de cursos de aperfeiçoamento para aprender a usar novos instrumentais, equipamentos e protocolos técnicos de tratamentos aos pacientes”, apontou.

Franco ressalta que a Odontologia tem avançado muito nos últimos anos devido à incorporação de novas tecnologias. E por conta disso, hoje alguns procedimentos se tornaram menos invasivos e oferecem mais conforto e qualidade de vida ao paciente. No entanto, ele alerta sobre a necessidade da busca por profissionais habilitados com registro no CROAM, pois a prática do exercício ilegal da odontologia é crime e se traduz em danos irreparáveis à saúde da população.

Por desinformação, a população acaba procurando os falsos dentistas, muitas vezes atraídos pela oferta de menores preços, sem saber, na verdade, que estarão sendo expostos a doenças graves transmissíveis através do contato com materiais não esterilizados, como hepatite, herpes e HIV.

Na maioria dos atendimentos, são também vítimas de mutilações através de extrações dentárias desnecessárias e promessas de resolução do tratamento a partir da oferta de próteses dentárias confeccionadas sem as mínimas condições técnicas e higiênicas, possibilitando mais adiante o surgimento de outras doenças como o câncer bucal, em consequência de trabalhos elaborados por pessoas despreparadas ou desqualificadas.

Em média, o CROAM recebeu 21 denúncias por mês, este ano. De janeiro a setembro, foram 193 indicações de falsos dentistas, descumprimento de normas de higiene, erros em procedimentos e falta de ética, entre outros casos. O número é 8,42% maior que os 178 registros do mesmo período do ano passado.

As denúncias podem ser feitas à entidade pelo telefone (92) 3131-2207, pelo WhatsApp (no número 99618-8148) ou pelo e-mail fiscalizaçã[email protected]. Elas são apuradas e norteiam as fiscalizações que o Conselho realiza em parceria com a Polícia Civil. Este ano, já ajudaram a identificar seis falsos dentistas somente na capital amazonense.

Artigo anteriorVídeo mostra o momento em que míssil atinge o grupo do Estado Islâmico
Próximo artigoOutubro Rosa da FCecon em Manaus, encerra com mutirão de reconstrução mamária

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui