Cruzeiro e Atlético podem perder até 20 mandos de campo por incidentes no Mineirão

Foguetes e rojões foram atirados
Foguetes e rojões foram atirados
Foguetes e rojões foram atirados no estádio/Foto: Rafael Araújo

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou, na manhã de hoje, quarta-feira (24), Cruzeiro e Atlético-MG pelos incidentes durante o clássico do último domingo, no Mineirão. Os clubes foram denunciados duas vezes com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), incisos I e III e parágrafos 1º e 2º do CBJD.

A punição para os clubes prevê perda de até 10 mandos de campo, e ainda multa de até R$ 100 mil para cada equipe, por infração. Assim, como as duas equipes foram denunciadas duas vezes, a pena para os times poderia chegar a 20 jogos e multa de R$ 200 mil para cada clube. A Procuradoria pede ainda a aplicação do artigo 69-B do Regulamento Geral das Competições, que prevê a aplicação de portões fechados em caso de punição com a perda de mando. Ainda não há data para julgamento do caso, segundo o STJD.


O artigo 213 fala em “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo, fatos em que os dois clubes foram denunciados.

A denuncia foi feita pelos problemas causados por torcedores de ambos os times nas arquibancadas do estádio, como foi relatado na súmula do árbitro Marcelo de Lima Henrique. Segundo ele, a partida foi paralisada aos 41 minutos do primeiro tempo, logo após o segundo gol marcado pelo Atlético-MG por Diego Tardelli. De acordo com o árbitro, após ouvir “estouros de artefatos explosivos”, que vinham da divisa das duas torcidas, a partida foi paralisada.

Ainda segundo ele, após o policiamento e a administração tomarem medidas, o fato não se repetiu mais uma vez. Em súmula, duas torcidas organizadas, uma do Atlético-MG e outra do Cruzeiro, foram citadas e responsabilizadas pelos lançamentos, com o árbitro se baseando em informações da PM.

O Atlético-MG, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que o clube já está analisado a denunciará e que irá se pronunciar, caso veja necessidade.
Sinalizador torcida Atlético-MG x Cruzeiro (Foto: Rafael Araújo)Sinalizadores e rojões foram utilizados durante o clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, no domingo (Foto: Rafael Araújo)

Na temporada passada, Cruzeiro e Atlético-MG já perderam mandos de campo por causa do mau comportamento de suas torcidas. Após o clube celeste ser punido, os dirigentes tomaram a decisão de abrir mão da carga de ingressos a que tinha direito, quando são visitantes em clássicos, para evitar novas punições. O Atlético-MG seguiu a mesma linha e, nessa terça-feira, anunciou que também abrirá mão de sua carga de ingressos como visitante em clássicos até o fim do ano.

Artigo anteriorChá Ayahuasca para o tratamento de dependentes químicos em Casa terapêutica, no Acre
Próximo artigoTCE-Am multa Câmaras Municipais por desobediência à Lei da Transparência

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui