Cruzeiro x Palmeiras, Botafogo x Atlético Mineiro, clássicos de hoje no Brasileiro

Maike (D) enfrenta pela primeira vez Dudu, ex-companheiro no Palmeiras/Foto: Cesar Greco

Às 16h00 de hoje (de Brasília) – (15h00 de Manaus), domingo, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras enfrenta o Cruzeiro, no Estádio do Mineirão. Vindo de uma derrota na Copa Libertadores, o time alviverde procura em Belo Horizonte manter o embalo no torneio nacional, enquanto o Botafogo recebe no Rio de Janeiro, o Atlético Mineiro, no Engenhão, às18h00 (de Manaus)


Na noite da última quarta-feira, pelas oitavas de final da Libertadores, o Palmeiras perdeu por 1 a 0 do Barcelona de Guaiaquil, no Equador. No Campeonato Brasileiro, a equipe palestrina assumiu o quarto lugar após quatro vitórias seguidas, contra Bahia (4 x 2), Atlético-GO (1 x 0), Ponte Preta (2 x 1) e Grêmio (1 x 0).

Maike (D) enfrenta pela primeira vez Dudu, ex-companheiro no Palmeiras/Foto: Cesar Greco

“Vamos analisar e levar o que temos de melhor para formar um time forte”, disse Cuca. “Não podemos correr o risco de perder atletas por lesão. Se o cara estiver cansado, você não pode exigir que ele renda 100%. Mas, às vezes, tem que ir no coração. Precisa buscar força na alma para fazer um bom jogo”, completou.

Na lateral direita, Mayke pode reencontrar o ex-clube. Com Guerra dispensado para cuidar do filho, vitimado por um acidente doméstico, Cuca tem a opção de escalar Zé Roberto como meia e Egídio na lateral esquerda. Na cabeça de área, o recém-chegado Bruno Henrique é cotado para ser titular.

Palmeiras e Cruzeiro se reencontrarão após um duelo emocionante pela primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil. No último dia 28 de junho, em pleno Palestra Itália, o time mineiro abriu 3 a 0 no primeiro tempo, mas a equipe alviverde buscou o empate durante a etapa complementar.

Com Palmeiras engasgado e crise, Mano muda defesa

A realidade da defesa do Cruzeiro é a seguinte: nos últimos dois jogos seis gols sofridos. No primeiro, contra o Palmeiras, o empate por 3 a 3, depois, pelo Brasileirão, contra o maior rival, Atlético, outros três tentos, na derrota por 3 a 1. Por isso, diante do Verdão, o técnico Mano Menezes terá de cumprir a promessa de não sofrer tantos gols.

Para isso, o time teve uma semana cheia de trabalhos. Após dois dias de folga – previamente agendados – os atletas retornaram aos trabalhos na Toca da Raposa II, na última quarta-feira, e já tiveram que driblar um poderoso adversário: o torcedor. Dezenas de cruzeirenses foram para a porta do CT para cobrar um melhor futebol da equipe azul estrelada.

Dentro dos domínios de treinamento, reunião a portas fechadas. O objetivo era cobrar, pressionar por melhores resultados, mas também dar apoio. O Cruzeiro está próximo a zona de rebaixamento, com 14 pontos conquistados, na 13ª colocação.

Para mudar essa realidade e conseguir cumprir sua promessa, o técnico Mano Menezes mudou um membro na sua dupla de zaga. Caicedo, que vem sendo bastante criticado pelo torcedor cruzeirense, deu vaga ao jovem Murilo. Na ala direita, Ezequiel, com desgaste muscular, deixa a equipe para a improvisação de Lucas Romero. No meio, Menezes optou por colocar três volantes, com Henrique, Hudson e Ariel Cabral.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X PALMEIRAS

Data: 9 de julho de 2017, domingo
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez
Assistentes: Clovis Amaral da Silva e Cleberson do Nascimento Leite

CRUZEIRO: Fábio, Lucas Romero, Leo, Murilo Cerqueira e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson, Ariel Cabral e Thiago Neves; Alisson e Rafael Sobis
Técnico: Mano Menezes

PALMEIRAS: Fernando Prass; Mayke, Mina, Luan e Egídio; Bruno Henrique e Tchê Tchê; Roger Guedes, Zé Roberto (Thiago Santos) e Dudu; Willian
Técnico: Cuca

O técnico Jair Ventura tem problemas para escalar o Botafogo/Foto: Vitor Silva

Um pouco mais de uma semana depois de terem se enfrentado pelas quartas de final da Copa do Brasil, Botafogo e Atlético-MG se reencontram neste domingo, às 19h(de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), em duelo válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião o Galo ganhou por 1 a 0 e ambos farão o duelo de volta, neste mesmo palco, no fim do mês.

Pelo Campeonato Brasileiro as duas equipes fazem campanhas semelhantes. O Botafogo, que vem de derrota de 1 a 0 para o Corinthians, soma 15 pontos, um a menos que o Atlético, que derrotou o Cruzeiro por 3 a 1. No meio de semana, porém, os papéis se trocaram na Copa Libertadores. O Glorioso venceu o Nacional por 1 a 0 no Uruguai, enquanto que o Galo perdeu, pelo mesmo marcador, na Bolívia, para o Jorge Wilstermann.

O desgaste físico é uma preocupação primordial para o Botafogo, por conta das viagens para Uruguai do meio de semana.”Claro que isso tem um peso muito grande, pois o Botafogo jogou na quinta-feira à noite e no domingo já tem um clássico. Mas temos que lidar com esse tipo de situação e ir a campo tentando dar o que temos de melhor”, disse Jair Ventura, comandante do Botafogo.

Por isso a escalação escolhida pelo comandante do Glorioso levará muito em conta o desgaste acumulados pelas viagens e partidas. Alguns jogadores devem ficar de fora da partida, como o zagueiro Joel Carli, o volante Bruno Silva e o atacante Rodrigo Pimpão.

Já pelo lado do Galo, o técnico Roger Machado vai com tudo para cima do Botafogo. Isso, porém, não significa que o time será o titular contra o Glorioso. O treinador quer levar os jogadores que estão em melhores condições.

“Quero levar quem tiver de melhor à disposição. Isso envolve fatores decisivos. Se o que eu tiver melhor à disposição foi aquele que vá performar melhor, quero fazer. O Atlético montou um grupo com qualidade similar aos que estão jogando, para que possamos performar bem, independente de qualquer situação de ausência. Foi assim contra a Chapecoense, na Primeira Liga, e nos deu um retorno importante. Faz parte de um planejamento que fazemos jogo a jogo”, ressaltou.

Diante disso, alguns atletas devem ser poupados. Por exemplo o meia Robinho, com queda acentuada de produção em 2017, deve ficar fora. Por outro lado, o lateral direito Marcos Rocha está livre de contusão e liberado para a partida.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ X ATLÉTICO-MG

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 9 de julho de 2017 (Domingo)
Horário: 19h00(de Brasília) – (18h00 de Manaus)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Víctor Luís; Dudu Cearense, Rodrigo Lindoso, João Paulo e Camilo; Guilherme e Roger
Técnico: Jair Ventura

ATLÉTICO-MG: Victor, Marcos Rocha, Bremer, Gabriel, Fábio Santos, Elias, Rafael Carioca, Adilson, Valdívia, Cazares e Fred.
Técnico: Roger Machado.

(A Gazeta Esportiva)

Artigo anteriorPresos poderão reduzir pena por meio de leitura em cadeia de Tocantins
Próximo artigoBruno De Luca é condenado a pagar R$ 15 mil por chamar recepcionista de favelado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui