Cuiabá de ontem e de hoje estão nos casarões e prédios que dividem ruas

RDNEWS – Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso


Fotos: Davi Valle

A Capital de hoje, com grandes prédios e em franco desenvolvimento, se mistura com a de ontem, que pode ser vista por meio dos casarões que levam a população e os turistas a fazerem uma viagem no tempo. Alguns prédios foram recuperados, já outros ainda vão ser restaurados por meio de recursos do Iphan 

Bem próximo à Avenida do CPA, uma das mais modernas da cidade, está o centro histórico de Cuiabá. Em meio às ruas estreitas, algumas ainda feitas com pedras ao invés de asfalto, ladeadas por casarões com mais de 200 anos de história, carros modelo 2014 passam, bem diferentes das charretes e carroças de algumas décadas atrás.  Assim como pedestres com celulares do último tipo e roupas frescas para enfrentar o calor, quando o que se via no início do século passado eram mulheres com vestidos recatados e saias longas. Dos pontos mais altos da rua é possível ver os prédios ao redor, muitos deles envidraçados e com antenas e propagandas gigantescas, símbolos do século 21. 

Secretário de Turismo Marcus Fabrício destaca a importância dos casarões

Com 295 anos de história, completados nesta terça (8), a Cuiabá de hoje convive com a de ontem, representada pelos inúmeros casarões que caracterizam como a cidade era. Com pátios internos e janelas altas para a entrada de luz e ventilação natural. Seus grandes salões, ainda hoje de pé, foram palcos de muitos bailes e jantares da cuiabania que se instalou nessa região sobre a qual, até então, pouco se conhecia. Querendo preservar essa cultura arquitetônica, a prefeitura conseguiu o apoio do PAC de Cidades Históricas do Instituto do Patrimônio Histórico e…

Artigo anteriorCulturas se misturam; destaque para literatura, siriri, cururu e o linguajar
Próximo artigoPopulação quintuplicou em 40 anos; número de indústrias cresceu 490%

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui