Cunha faz exame de corpo de delito, após passar a noite em cela de 12 m²

Cunha cercado por policias em chegada ao IML/Foto: Futura Press

Preso ontem, quarta-feira (19), pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, passou a noite sozinho em uma cela de 12 metros quadrados, em Curitiba. Cunha foi detido em Brasília e levado na tarde de ontem, para a sede da Operação Lava Jato na capital paranaense. Hoje (20), o ex-deputado passou por um exame de corpo de delito.
A prisão de Cunha foi decretada pelo juiz federal Sergio Moro, que acolheu os argumentos da Procuradoria da República segundo os quais o ex-deputado em liberdade representa um “risco” para as investigações. Isso porque, mesmo após ter seu mandato de deputado cassado e perder o foro privilegiado, Cunha permanecia na ponte aérea entre Rio de Janeiro e Brasília, onde participava de reuniões políticas e mantinha influência no Congresso.


Cunha cercado por policias em chegada ao IML/Foto: Futura Press
Cunha cercado por policias em chegada ao IML/Foto: Futura Press

Cunha é acusado pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Ele é suspeito de ter recebido R$ 5 milhões em propina em contas na Suíça abastecidas com dinheiro de contratos de exploração de petróleo na África. No despacho em que decretou a prisão de Cunha, o juiz Sergio Moro disse que há indícios de que o político pratica crimes de forma “reiterada”, “profissional” e “sofisticada”.

De acordo com fontes políticas, Cunha já sabia que poderia ser preso pela Lava Jato e se preparou. Ele fez uma lista com informações e nomes de alto escalão. Um dos maiores temores em Brasília é a possibilidade de uma delação premiada. Desde que perdera o mandato de deputado, Cunha vinha se dedicando à sua defesa e a um livro sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a crise política brasileira que pode ser visto como uma espécia de “delação informal”.(Terra/Ansa)

Artigo anteriorCunha é excluído de grupo do PMDB no WhatsApp logo após ser preso
Próximo artigoMulta por som alto agora pode ser aplicada sem medidor de decibéis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui