Datas de convenções partidárias começam a ser definidas no AM

Foto: Reprodução

O prazo para realização das convenções partidárias inicia no dia 20 de julho e segue até 5 de agosto. No Amazonas, os partidos já começaram a definir as datas para os eventos.

Uma das primeiras convenções pode ser a do Solidariedade. O evento está previsto para acontecer entre os dias 23 e 30 de julho.

O Republicanos pretende realizar sua convenção entre os dias 1º e 5 de agosto. Na mesma data também está previsto o evento do PL.

Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições). Caso o estatuto do partido não possua normas para escolha e substituição dos candidatos nem para formação de coligações, o órgão de direção nacional do partido deverá estabelecê-las e publicá-las no Diário Oficial da União até 180 dias antes das eleições.

Segundo o art. 87 do Código Eleitoral, só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem filiados a um partido político. Uma vez que cada partido político possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui