David Almeida fiscaliza início das obras de revitalização do parque Lagoa do Japiim

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

O início da obra de revitalização do parque municipal Lagoa do Japiim, localizado no conjunto 31 de Março, zona sul da capital amazonense, foi fiscalizado hoje (18), pelo prefeito de Manaus, David Almeida.

A reforma é resultado de cooperação técnica assinada entre a concessionária Águas de Manaus e a administração municipal.

Na ocasião, o gestor municipal destacou que um dos objetivos é transformar o parque em uma atração turística de destaque na cidade.

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

“Nós vamos recuperar, em parceria com a concessionária Águas de Manaus, e fazer uma praça molhada. Posteriormente, em uma segunda etapa, fazer uma fazendinha, recuperar as estruturas, colocar pedalinho, melhorar o píer, fazer paisagismo, pista de caminhada, enfim, a reforma completa. Essa parceria público-privada é fundamental para transformar o local numa das maiores atrações turísticas da cidade”, assegurou Almeida.

Reforma

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

O local, administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), vai receber obras de melhorias da qualidade de água na lagoa, tratamento de esgoto, além de pintura na nova estrutura do deck.

A reforma prevê, ainda, a revitalização do espaço de caminhada e corrida. O parque, que abriga uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), também receberá, em breve, a sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com a guarda armada.

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

“A lagoa do Japiim é um espaço muito valorizado pela população do entorno e há uma expectativa de que a prefeitura fizesse algo para melhorar o parque ainda mais. Então, nós vamos qualificar essa estrutura que tem e colocar uma estrutura nova, e o diferencial aqui é o tratamento da água da lagoa, nós vamos mudar essa cor que ela tem, e vamos ter aqui um espaço mais aprazível e seguro, para dar essa tranquilidade para a população, que vai poder visitar aqui diariamente“, enfatizou o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski.

Despoluição

Haverá um investimento por parte da empresa concessionária para melhorar a qualidade da água da lagoa, tornando-a mais apropriada. Uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que fica dentro do parque, receberá obras de melhorias, passando a coletar a água da drenagem utilizando uma técnica conhecida como “tempo seco”, evitando que os efluentes sejam despejados sem tratamento adequado no meio ambiente. A ideia, a médio prazo, é despoluir a lagoa com o projeto. As obras devem ser concluídas no segundo semestre.

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

“Essa parceria público-privada tem o intuito de proporcionar mais qualidade de vida, não apenas aos mais de 52 mil moradores do local, como também a toda a população de Manaus, com serviços essenciais e opções de lazer. Estamos honrados de contribuir com essa revitalização, por meio de melhorias que são de competência da Águas de Manaus”, afirma o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada.

Lagoa do Japiim

O parque municipal Senador Arthur Virgílio Filho, conhecido como lagoa do Japiim, possui uma área de 41 mil metros quadrados e foi inaugurado em 2008. A última intervenção no local ocorreu em 2017. Um dos mais tradicionais bairros da zona Sul, o Japiim surgiu e se desenvolveu em torno do conjunto 31 de Março, local onde está localizado o parque.

Vistoria

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) também acompanhou o início dos trabalhos de revitalização

“Vamos vistoriar essa obra, principalmente porque existe uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) aqui dentro, a qual atende aos usuários que moram nessa parte de trás do parque. A empresa também ficará responsável pela manutenção da lagoa e, muito em breve, esse local estará com uma outra aparência e bastante atrativo para as famílias de nossa cidade”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui