
Durante a Solenidade de Cumprimento do Corpo Consular, ocorrida nesta terça-feira, dia 5, em comemoração ao feriado da Independência do Amazonas, o governador David Almeida destacou que o Estado está vivendo dias melhores e saindo da pior crise de sua história.
“Nós perdemos em quase três anos em torno de R$ 3,5 bilhões, imagine este valor aportado nos cofres públicos, o quanto poderíamos fazer. Nós assumimos há quatro meses e conseguimos empreender um ritmo de crescimento. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) tinha déficit negativo na faixa de 9%, no período de junho do ano passado, este ano, no mesmo período, com um mês de governo conseguimos o saldo positivo acima de 12%, em julho foram 19% e agora, em agosto, o Amazonas foi o maior arrecadador de ICMS do país, com 30,63%”, revela David Almeida.

Na solenidade ocorrida, no Centro Cultural Palácio Rio Negro (CCPRN), no Centro de Manaus, participaram cônsules de países das Américas, da Europa e da Ásia além de autoridades do Exercício, Marinha e Aeronáutica. A classe política e judiciária também compareceu ao evento.

A solenidade foi aberta pelo decano, o cônsul honorário do Chile, Raul Echenique. Em seguida o governador deus boas vindas às autoridades e convidados e falou sobre a importância da data.

“Esta é a data máxima do nosso Estado. Nossa independência proclamada. Saímos da jurisdição da província do Grão Pará, foi nossa carta de alforria. Teve muita luta para nosso desenvolvimento. Acredito que o Estado do Amazonas avançou muito e participamos disto com muito trabalho, responsabilidade e transparência”, afirmou o governador.
No dia 5 de setembro de 1850, a então Capitânia de São José do Rio Negro, como era chamado o atual Estado do Amazonas, foi elevada á categoria de Província, ficando livre administrativamente da Província do Grão Pará.