De Iranduba ao Centro de Manaus (de ônibus) – por Paulo Onofre

O prefeito Chico Doido inspecionando os ônibus

Ontem pela manhã, recebi uma ligação telefônica da assessoria do prefeito de Iranduba Chico Doido, a pessoa do outro lado da linha, me cumprimentou e se identificou, dizendo que o prefeito Chico Doido pediu em me avisasse, que a ida dos ônibus até a Av. Brasil e o primeiro passo a ser dado, para os coletivos de Iranduba nos próximos meses venham a circular no Centro Comercial de Manaus.


Expliquei ao assessor de Chico, que minha luta para os ônibus de Iranduba, circularem no centro de Manaus, vem desde a época dos ex-prefeitos Nonato, Xinaik e Mada.

O prefeito Chico Doido inspecionando os ônibus

A prefeita de Iranduba. Inclusive articulei para a prefeita MADA uma reuniu na prefeitura daquela cidade, com o deputado Bosco Saraiva, onde ficou acordado que o deputado e o vereador de Manaus Mario Frota, se colocaram à disposição da prefeita, para agendar uma reunião com o prefeito de Manaus, e acompanhariam Mada neste encontro.

O objetivo da reunião, era mostrar ao prefeito Arthur Neto, a necessidade dos ônibus de Iranduba circularem em Manaus. A época me foi pedido por Bosco Saraiva e Mario Frota, que eu preparasse um esboço do itinerário do coletivo, que seria discutido com Arthur.

Expliquei aos parlamentares que o itinerário do ônibus vindo de Iranduba, não deveria incluir a sua passem no terminal T-1 na Constantino Nery, se isso fosse feito, teríamos problemas em aprovar o pleito, e este foi o esboço do itinerário que sugeri:

ITINERÁRIO IRANDUBA/MANAUS
01º – Ponte Rio Negro
02º – Avenida Rio Negro- Cirilo Neves.
03º – Avenida Brasil
04º – Rua Padre Martin Caballero – Santo Antônio.
05º – Rua Rio Branco – Até a Sede do Clube São Raimundo.
06º – Ponte Fábio Lucena – Que liga o bairro de Aparecida.
07º – Rua Epaminondas.
08º- Terminal na Praça da Matriz.

ITINERÁRIO DE RETORNO PARA IRANDUBA 
01 – Rua Floriano Peixoto.
02º- Rua Leonardo Malcher;
03º- Rua Luiz Antony;
04º- Rua Ramos Ferreira;
05º- Centro do Idoso – Aparecida;
06º- Ponte Fábio Lucena;
07º- Rua 5 de Setembro;
08º- Regos Barros;
09º- Presidente Dutra;
10º- Jeronimo Ribeiro;
11º- Padre Martim Caballero;
12º- Avenida Brasil;
13º- Avenida Rio Negro- Cirilo Neves;
14º- Ponte Rio Negro;
15º- Iranduba.

Está medida, de os ônibus circularem no Centro de Manaus, em meu entendimento, não é somente para transportar trabalhadores e estudantes que residem em Iranduba.

Paulo Onofre, idealizador do projeto

A ideia é mais abrangente, serve como forma de incentivar o turismo no Iranduba, você imaginou nos finais de semana, os ônibus de Iranduba circularem no centro de Manaus, a quantidade de pessoas que irão conhecer as praias de Paricatuba, Acajatuba, Praia do Japonês, Lago do Limão e a Cachoeira do Castanho. Isso significa, a oportunidade de trabalho e geração de renda para muitos irandubenses.

Ao chegar pela manhã em Iranduba, o turista poderá deliciar um café da manhã regional. No almoço a nossa culinária regional, acompanhada de sucos de frutas regionais, como também bebidas (cerveja, refrigerantes).

E no retorno para suas residências, o turista irá comprar nossos hortifrutigranjeiro. Na hora de criticar, eu não tenho razões para não fazer críticas construtivas.

E na hora que prefeito, fizer algo de bom para a coletividade, não tenham dúvidas, eu aplaudirei como e o caso desta luta, que Chico envidara para os ônibus de Iranduba, circularem no centro de Manaus.

Claro, que teremos grupos de pessoas, como os lancheiro que fazem o transporte fluvial, e os taxistas que por certo ficarão contra esta medida. Mas, ficar contra esta atitude corajosa do prefeito, é ficar contra o progresso e desenvolvimento do município.

Estas pessoas se agirem defendendo seus interesse, demonstrarão que se preocupam somente com sigo, os demais na coletividade que se danem.

*Paulo Onofre é assessor Parlamentar e programador cultural

Artigo anteriorDepoimento na PF vira motivo de aproximação entre Braga e Omar
Próximo artigoMarcos é expulso do ‘BBB 17’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui