Decretado Estado de Emergência, no município de Boca do Acre/AM

Cheia em Boca do Acre, deixa familias isoladas/Foto: Divulgação

Resultado da cheia em Boca do Acre/Foto: Divulgação


Cheia em Boca do Acre, deixa familias isoladas/Foto: Divulgação

O Município de Boca do Acre, distante 1.027 quilômetros de Manaus, é o primeiro do Amazonas a decretar Estado de Emergência, em 2014, por conta da subida dos rios.

O anúncio publicado na manhã de ontem (10), também, foi acompanhado pelo alerta de cheia emitido pela Associação Amazonense de Municípios (AAM), para as demais cidades da região do Rio Purus, Pauini, Lábrea, Canutama e Tapauá, que somente no último final de semana registrou elevação de 24 centímetros, atingindo 19 metros além de sua cota máxima.

De acordo com o prefeito de Boca do Acre e presidente da AAM, Iran Lima, 763 famílias dos bairros Antônio Jorge, Maria Leopoldina e das comunidades Rua Nova e parte da Praia do Gado foram transferidas para escolas e ginásios municipais, que tiveram as aulas suspensas.

Também na manhã desta segunda-feira, um desmoronamento provocado pela infiltração da chuva provocou o rompimento da principal tubulação de água de parte da cidade, deixando mais de cinco mil pessoas sem abastecimento regular e a principal via terrestre de ligação do município com a capital do Acre (BR-317) está prestes a ser fechada para o tráfego.

Segundo Iran Lima, a Associação Amazonense de Municípios já está fazendo o monitoramento diário junto aos órgãos públicos e a Defesa Civil das cidades e do Estado para prestar a assessoria técnica e o auxílio jurídico diretamente às prefeituras do interior. A previsão da entidade é que nas próximas semanas, novos municípios do Purús também decretem Estado de Emergência.
“Quanto mais rápido estas medidas forem tomadas, mais rápido chegará o apoio e assistência para a população atingida pela cheia. O que não podemos é deixar que estas pessoas fiquem sem abrigo ou atendimento mais”, explicou Lima.

Artigo anteriorComercialização do Pirarucu da Amazônia injeta recursos em Maraã
Próximo artigoJosue Neto recebe embaixador e diz que vai torcer pela Suiça

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui