
Defensores públicos do Amazonas fazem inspeção no Hospital 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo. Eles querem entender os motivos da crise pela qual passam as três unidade de saúde do Estado
Os Defensores Públicos Arlindo Gonçalves, Eduardo Dias e o ex-vice-governador, Carlos Almeida Filho, estiveram na tarde deste domingo em três hospitais da capital para apurar denúncias de falhas na assistência, por conta da instalação de uma Organizações Sociais de Saúde (OSS), no Hospital 28 de Agosto.

De acordo com inúmeras denúncias feitas por pacientes e imprensa, o 28 de Agosto estaria operando abaixo da capacidade, havendo direcionamento de pacientes a outras unidades hospitalares e até liberados sem nenhum atendimento.
No Hospital 28 de Agosto os Defensores foram recebidos pelo próprio Procurador Geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, que lá se encontrava presente, e foram feitos questionamentos sobre os atendimentos, além de se ter protocolado requerimento à OSS AGIR.
Como a Defensoria já havia expedido ofícios requisitando informações de diversos órgãos, aguardar-se-ão respostas para análise e conclusões.
Preliminarmente, a Defensoria não encontrou situações a exigir tomada de ações coletivas em face do novo modelo de atendimento do 28 de Agosto. Contudo, o posicionamento definitivo se dará após as respostas dos ofícios expedidos, disseram.