Defesa Civil inicia ações de prevenção em áreas de risco na zona leste

Foto: Altemar Alcântara / Semcom

A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus iniciou na manhã desta segunda-feira, 28/8, a ação integrada de prevenção e atualização do mapeamento das áreas de risco tipo R4, ou seja, muito alto. As vistorias técnicas começaram pela rua Londres, bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste.


Segundo o secretário do órgão, Cláudio Belém, o levantamento desses locais já está sendo realizado em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e vai servir de embasamento para a execução da Carta Geotécnica de Manaus, que tem a proposta de monitorar todos os tipos de riscos existentes nas áreas vulneráveis a deslizamentos e desabamentos.

Foto: Altemar Alcântara / Semcom

“Com os dados que obtivemos do período chuvoso de 2016, resolvemos dar logo início às vistorias e adiantar as ações de prevenção nas áreas consideradas de risco muito alto em Manaus”, explicou Cláudio.

As vistorias são realizadas de forma integrada entre as secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), de Infraestrutura (Seminf), Planejamento Urbano (Implurb) e Subsecretaria de Habitação e Assuntos Fundiários (Subhaf). “Fizemos uma reunião com esses órgãos e montamos um planejamento para fazer uma integração e juntos realizarmos uma avaliação mais completa em cada área de risco”, destacou Cláudio.

Foto: Altemar Alcântara / Semcom

Conforme o último levantamento realizado pela Defesa Civil e o CPRM, 15 bairros de Manaus estão na atualização do mapeamento de áreas de risco iniciado em janeiro e serão visitados nos próximos dias. São eles: Alvorada, Cidade de Deus, Colônia Terra Nova, Compensa, Educandos, Flores, Gilberto Mestrinho, Jorge Teixeira, Mauazinho, Nova Cidade, Petrópolis, São Jorge, São Raimundo e Tancredo Neves.

Nesses locais, ao todo, foram identificadas 851 moradias vulneráveis em áreas de risco geológico muito alto, sendo a maior concentração nas zonas Norte e Leste da cidade.

Artigo anteriorDavid Almeida dará R$ 236 Mi de abono aos professores, a partir de setembro
Próximo artigoAmazonino tenta bloquear pagamento de professores e policiais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui