Delegação amazonense se prepara para ir ao JEJ, em Curitiba

Fotos: Mauro Neto/Sejel

Depois de quase quatro meses de disputa e muita dedicação, os vencedores dos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas) se prepararam para enfrentar os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), pela categoria infantil. O embarque da delegação amazonense acontece na próxima terça-feira, dia 12, para Curitiba (PR), e conta com 180 pessoas, entre atletas e comissão técnica. Para ir ao torneio, o time baré recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc).


Ao todo, a delegação amazonense vai disputar 12 modalidades, sendo: Natação, Judô, Badminton, Atletismo, Luta Olímpica, Ginástica Rítmica, Basquete, Tênis de Mesa, Xadrez, Vôlei, Handebol, e Futsal, nos naipes masculino e feminino. Além dos estudantes-atletas da Capital, a equipe ainda tem a participação de competidores do interior do Estado, vindos de Manacapuru, Parintins, Barreirinha, Iranduba, Silves, Humaitá e Maués.

Um das grandes novidades do Jeas este ano e que promete dar fruto no JEJ é o Judô. Em 40 anos do maior torneio interescolar do Amazonas, a edição de 2017 foi a primeira que a modalidade entrou na lista para disputas na capital e interior. E uma das classificadas para o evento em Curitiba foi Karen Letícia, de 13 anos, da Associação Budokan de Manacapuru. Há três anos na arte, a faixa laranja conquistou este ano o Brasileiro Regional, em Belém, e agora pretende faturar para a coleção o título nacional dos Jogos Escolares, pela categoria 53Kg.

Fotos: Mauro Neto/Sejel

“Foi muito especial participar pela primeira vez do Jeas e vai ser ainda mais importante para a gente chegar no JEJ. É uma emoção muito grande sair do interior do Amazonas e ter novas possibilidades, poder levar o nome do nosso Estado, da minha escola, do meu mestre. De alguma forma, sei que estou representando muitos amigos que tambem sonham com a classificação para competições como essa. Estou bem, treinando, e cada dia que passa vou me aperfeiçoando mais. Quero dar o meu melhor”, disparou a estudante da EE Jamil Seffair, moldada pelo sensei Paulista, fundador da Associação.

Pela Ginástica Rítmica, o Amazonas será representado pelas alunas Camila Vasconcelos, Virna Luiza Soares, Yasmin Kevelen e Diana Sampaio, as duas primeiras do Centro Educacional Adalberto Valle e as outras do Instituto Batista Ida Nelson. A responsável pela equipe de GR é a técnica Giula Pontes.

“Estamos intensificando cada vez mais os treinos, eu trabalho diretamente com a Virna e a Yasmim e todas as quatro apresentarão em equipe e no individual. Estamos muito confiantes e as meninas estão bem tanto fisicamente, quanto tecnicamente e psicologicamente. A gente vem de um Brasileiro e acredito que isso vai proporcionar ainda mais base para elas”, destacou Pontes.

Fotos: Mauro Neto/Sejel

JEJ

A etapa do JEJ Infantil, para atletas de 12 a 14 anos, será realizada entre os dias 12 e 21 de setembro. Porém, mesmo antes de começar, a competição já está batendo recordes importantes. Com as inscrições nominais encerradas, o maior evento esportivo estudantil do país alcançou números inéditos de participantes e escolas: 4.069 atletas, 525 técnicos e 169 dirigentes distribuídos em 1.396 escolas públicas e privadas de todo o país. Ao todo, o evento envolve quase 6 mil pessoas, contando árbitros, voluntários e o Comitê Organizador.

“Estamos felizes de mais uma vez ter a oportunidade de levar nossos estudantes-atletas para o JEJ, uma inciativa muito importante do Governo do Amazonas. Acreditamos que a ação não só incentiva a prática esportiva e fomenta o gosto para o alto rendimento, como também, proporciona o enriquecimento cultural, social e o amadurecimento desses jovens, através das responsabilidades que são impostas pela competição. Vamos com uma boa delegação e a intenção é conquistar ainda mais resultados do que ano passado. Destaco, ainda, a participação do interior, que este ano está maravilhosa”, disse a coordenadora da delegação, Lilian Valente.

No ano passado, no mês de novembro, o Amazonas mostrou todo o seu potencial no JEJ, que ocorreu em João Pessoa, na Paraíba. Na época, a delegação faturou 16 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e seis de bronze, ao somar as modalidades individuas e coletivas da categoria infantil.

Artigo anteriorFantasma – Por Max Diniz Cruzeiro
Próximo artigoGovernador participa de Desfile Cívico Escolar em comemoração ao Dia do Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui