Delegado Péricles ouve demandas de pescadores em Manacapuru

Para o Delegado Péricles, a pesca precisa ser tratada com seriedade - Foto: José Zamith

O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) reuniu, na manhã do último sábado (27), com aproximadamente 1 mil pescadores de Manacapuru (a 69 quilômetros de Manaus), no galpão da Ciranda Flor Matizada, naquele município. A falha no recebimento do seguro-defeso, a necessidade de melhorias no transporte do peixe e a segurança nos rios estiveram entre os assuntos debatidos.

Manacapuru possui cerca de 8 mil pescadores cadastrados em três colônias que representam a categoria e pescam cerca de 100 mil toneladas por ano. De acordo com os moradores e pescadores do município, além do atraso do benefício e a falta de estrutura e segurança, a categoria precisa de providências e cuidados no que se refere à saúde dos pescadores — frequentemente expostos ao sol —; a capacitação desses trabalhadores; e a melhoria no atendimento da Receita Federal na regularização do CPF.

Manacapuru possui cerca de 8 mil pescadores cadastrados em três colônias – Foto: José Zamith

Para o Delegado Péricles, a pesca precisa ser tratada com seriedade não só em Manacapuru, mas em todos os municípios do Amazonas, por ser a principal fonte de renda das famílias que vivem no interior. “Esses trabalhadores precisam de estrutura para o escoamento não só do peixe, mas de todos os produtos que são produzidos no município. Vamos propor também a questão da fiscalização do seguro-defeso. Recebemos muitas reclamações de fraudes onde pessoas que não realizam a atividade pesqueira podem estar recebendo o benefício. Temos que investigar e acabar com essa irregularidade”, disse o parlamentar.

Capacitação

Quanto à capacitação dos pescadores, o deputado estadual informou que verificará junto ao Instituto Federal do Amazonas (Ifam) a possibilidade de realizar cursos de capacitação para pescadores. “Já que existe uma unidade do Ifam em Manacapuru, veremos a possibilidade de abrir vagas para cursos voltados ao setor pesqueiro”, destacou.

Delegado Péricles recebeu pedidos de fiscalização de obras paralisadas – Foto: José Zamith

Ainda na última semana, o Delegado Péricles esteve reunido com o reitor do Instituto, Antônio Venâncio Castelo Branco, e durante a conversa foram pontuadas áreas e projetos que podem ser desenvolvidos para melhoria de oferta e qualidade de capacitação nos municípios do interior.

Demandas

Em conversa com moradores, o deputado estadual Delegado Péricles recebeu pedidos de fiscalização de obras paralisadas, a necessidade de aprimoramento da infraestrutura e, principalmente, da segurança pública no município. “Recebemos diversas reclamações de obras que deveriam estar prontas. Algumas delas estão até mesmo em estado de abandono. Vamos verificar esses contratos e saber por que não foram finalizadas”, garantiu o parlamentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui