Demarcação de área de conservação ambiental pode prejudicar produtores de Matupi

Deputado David Almeida reunido com vereador de Manicoré e produtores de Matupi/Foto: Divulgação
Deputado David Almeida reunido com vereador de Manicoré e produtores de Matupi/Foto: Divulgação
Deputado David Almeida reunido com vereador de Manicoré e produtores de Matupi/Foto: Divulgação

Atendendo a um pedido do vereador de Manicoré, Anderson Ferreira (PCdoB), e de produtores da comunidade de Matupi, o deputado David Almeida (PSD), esteve na manhã de hoje, terça-feira (18), reunido com a secretária do Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam), Kamilla Amaral, bem como o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Munir Lourenço, e o diretor de assistência técnica e extensão florestal do Idam, Malvino Salvador.

Pelo menos 250 produtores de Manicoré e da comunidade de Matupi poderão ser prejudicados com uma medida do Governo Federal, o qual demarcou a área como de conservação ambiental, bem como uma Lei estadual de 2010, que define a área para criação de Unidade de Conservação. Desta forma, os produtores não tem como escoar suas produções e alguns correm risco de serem desapropriados, caso não haja um acordo com o governo federal.


Como o assunto deve ser uma negociação entre o governo estadual e o federal, o deputado David Almeida se comprometeu em agendar uma reunião com o governador do Estado, José Melo (PROS), onde o presidente da Faea, Munir Lourenço e a secretária Kamilla deverão estar presente, para tentar chegar a um acordo e a uma proposta que possa ajudar os produtores daquela região.

Munir Lourenço lembrou o atrito de 2013 naquela área com os índios tenharins e teme que essa medida do governo prejudique mais de 250 produtores, por isso, é preciso buscar uma negociação. “Não é justo que mais de 250 produtores que estão ali desde 2002 produzindo sejam prejudicados novamente”, disse.

Para o deputado David Almeida, é importante chegar a um diálogo para viabilizar uma solução eficaz tanto para os produtores quanto para o meio ambiente. “Precisamos discutir propostas que possam ajudar os produtores a escoarem suas produções, sem com isso, prejudicar o meio ambiente. Por isso, é importante essa reunião com o governador na presença do presidente da Faea e da secretária do Ipaam”, destacou Almeida.

Artigo anteriorIdentificados os autores do incêndio a veículos da Secretaria Municipal de Saúde
Próximo artigoCâmara Municipal de Manaus aprova com 118 emendas, a Lei Orçamentária 2015

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui