Demissão em massa deixa população sem atendimento de Saúde em Tabatinga

Demissão em massa na área da saúde de Tabatinga-AM, deixa população sem atendimento - foto: divulgação

“Demissão em massa na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tabatinga, está causando paralização parcial, a partir de hoje (25), em todo o sistema de saúde. O novo diretor foi obrigado a dispensar todos os enfermeiros e técnicos terceirizados, causando falta de entendimento à população”.


Depois de enviar ofício para a Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) pedindo de volta os técnicos terceirizados demitidos pela secretaria e não tendo nenhuma resposta, a diretoria da unidade de saúde encaminhou um comunicado ao governador tampão Amazonino Mendes (PDT) informando a paralização do sistema de saúde da cidade, mas, assim como a secretaria, o governador também ignorou o pedido dos diretores.

Demissão em massa na área da saúde de Tabatinga-AM, deixa população sem atendimento – foto: divulgação

O Hospital esperava uma resposta urgente do executivo, mas o que obteve foi o envio de um novo diretor, que dispensou os terceirizados e deixou a população sem atendimento. “Hoje dia 26 de setembro, esse novo diretor manda embora todos os terceirizados, técnicos, enfermeiros. Ele não pensou no caos e o impacto que isso iria causar na população tabatinguense!”, lamenta o vereador Hilal Hajar Hayssam (PTN).

O vereador disse que não sabe o que será da população Tabatinguense que está sem saúde e sem atendimento. De acordo com ele, em texto enviado à redações de portais de Manaus, a UPA de Tabatinga será um CAUS TOTAL, por falta de funcionários suficientes para atender a população, que tanto necessita de cuidados de saúde.

Hoje, a unidade de saúde da cidade tem apenas um técnico e um enfermeiro para atender mais de 30 pacientes ao mesmo tempo. Hilal Hayssam sugere que o Ministério Público tome alguma providência, antes que a situação piore ainda mais.

Faixas para o governador

O governador deve visitar o município essa semana, para pedir votos, para a sua campanha eleitoral. “Vamos receber o governador com faixas na frente do aeroporto, ele precisa saber que existe um CAOS implantado na saúde de Tabatinga e não vamos permitir que os cidadão tabatinguense sejam esquecidos, sem atendimento por falta de funcionários suficientes para a demanda do município”, convoca a população o vereador.

Hilal pede que a Susam respeite a população do município. “Precisamos e temos direito ao atendimento de saúde com qualidade… Nós temos voto, TABATINGA precisa se unir em uma só vós, vamos reivindicar os nossos direitos”, finaliza.

Nomeação

Em janeiro de 2018, numa quinta feira (11), a Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Tabatinga (AM), mudou de direção. A diretora era a senhora Andréia Cordovil, irmã da irmã Nenê e da primeira dama de Tabatinga, Alzenora Cordovil.

 

Artigo anteriorNosso Futuro é Agro – por J.A.Puppio
Próximo artigoLula continua perseguido por togados – por Ribamar Fonseca

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui