Depois do sucesso da estreia, Carmen de Bizet tem nova apresentação nesta terça(20)

Após o sucesso de ontem, Carmen volta ao FAO, amanhã/Foto: Uerlan Monteiro
Após o sucesso de ontem, Carmen volta ao FAO, amanhã/Foto: Uerlan Monteiro
Após o sucesso de ontem, Carmen volta ao FAO, amanhã/Foto: Uerlan Monteiro
Carmen de Bizet volta ao FAO, nesta terça(20)/Foto: Milena diCastro
Carmen de Bizet volta ao FAO, nesta terça(20)/Foto: Milena diCastro

Carmen, obra-prima do compositor francês Georges Bizet, volta ao palco do Teatro Amazonas, para sua segunda apresentação no XVIII Festival Amazonas de Ópera, amanhã, terça-feira (20), às 20h00, após uma estreia de muito sucesso, na noite de ontem (18), quando foi aplaudida de pé em diversos momentos dos quatro atos, pelo público que lotou as frisas e a plateia.

Mas, diferente da primeira vez em que foi encenada no festival – no encerramento da primeira edição em 1997 – esta montagem optou por uma versão estética e cenográfica mais fiel à cidade de Sevilha em 1820 e principalmente, tem a participação maciça de técnicos e artistas locais em todas as etapas e estágios da produção, da iluminação aos solistas.


“Em 97 fechamos o festival no anfiteatro da Ponta Negra com uma orquestra estrangeira, tenores, corais, bailarinos e até mesmo cenários e roupas importadas de outros estados e países. Hoje testemunhamos o quanto a politica cultural do Amazonas cresceu, evoluiu e continua produzindo talentos, empregos e com exceção de três solistas convidados, todo o restante é resultado deste projeto único no País”, afirmou o secretário de Cultura, Robério Braga.

Robério destacou ainda a participação das crianças do Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro no espetáculo, não apenas cantando árias mas também interpretando e participando das cenas. “E aí está a nossa nova e futura geração para os próximos festivais de ópera”, acrescentou.

La Carmencita

No papel da intensa personagem principal, a soprano chilena radicada na Espanha, Cristina Gallardo-Domas mostrou porque é considerada uma das principais divas da música lírica mundial na atualidade ao alternar força, delicadeza e sensualidade e conquistar o público desde sua entrada em cena interpretando o clássico “L’amour est un oiseau rebelle” (O Amor é um pássaro rebelde), uma das mais conhecidas árias de todos os tempos.

“Foi um ano de preparação para criar a minha Carmen, uma cigana que tem suas próprias convicções, crenças e que sabe usar suas ferramentas de mulher e moldá-la com minha própria personalidade em uma combinação permanente de fogo e gelo”, explicou Cristina, que apesar da longa carreira recheada de prêmios e apresentações em todo o mundo, escolheu o Festival Amazonas de Ópera para interpretar pela primeira vez a personagem.

“Certamente é o evento mais importante do gênero na América Latina em tamanho, diversidade e principalmente em qualidade, fato que a cada ano amplia seu significado e influencia em outros continentes e que assegura o lugar do Amazonas entre os mais destacados do mundo”, avaliou a soprano pós-graduada em Canto na Julliard School (Nova Iorque) e Doutora Honoris Causa pela Universidade Nacional Andrés Bello (Chile).

Com poucos ingressos ainda restantes apenas no setor roxo para a apresentação desta terça e também para a terceira e última no sábado (24), “La Carmencita” conta ainda com as brilhantes presenças do Corpo de Dança do Amazonas, da Amazonas Filarmônica (com o maestro Luiz Fernando Malheiro) e dos tenores e sopranos Andeka Gorrotxategui, Homero Velho, Joanna Parisi, Alfonso Mujica, Kátia Freitas, Andreia Souza Cristhiano Silva e Murilo Neves.

O XVIII Festival Amazonas de Ópera acontece até o dia 4 de junho com diversos recitais, concertos e apresentações, em sua grande imensa maioria gratuitas, em teatros e espaços culturais em toda a cidade de Manaus. Para mais informações sobre o evento e demais ações, projetos e atividades promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura acesse www.facebook.com/culturadoamazonas.

Artigo anteriorArena da Amazônia é o primeiro estádio brasileiro a receber a Taça do Mundo
Próximo artigoDilma diz a José Melo que honrará compromissos assumidos com o Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui