

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas, a deputada Conceição Sampaio (PP), destacou a proposta de criação de um centro de reabilitação para pessoas com deficiências e, também, melhorias na questão da mobilidade, dentro do contexto determinado pelo Ministério das Cidades, por meio dos Planos Diretores de Capitais Brasileiras.
De acordo com a parlamentar, a Assembleia/AM aprovou, no mês passado, antes do recesso parlamentar, dois projetos de Lei, sendo que um deles tratava justamente da questão da mobilidade urbana da capital e em municípios do Amazonas, mas dentro das necessidades da pessoa com deficiência.
A deputada informou que os projetos surgiram justamente do seio da sociedade e foram trazidos a esta Casa Legislativa pelos movimentos que cuidam da pessoa com deficiência. “Queremos lembrar que a cidade e o Estado que queremos, certamente, construir não pode deixar de ter a percepção do momento e da situação em que vivemos, mas sim de criar condições e políticas públicas que façam a inclusão dessas pessoas”, disse a deputada.
“Por onde nós andamos percebemos, que cada vez mais, a deficiência passa a fazer parte da vida das famílias, seja por nascimento ou adquirida através de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou, até mesmo, por mulheres que acabam não tendo a assistência necessária na hora do parto. Ali ela pode, a partir desse momento, começar a ter algumas dependências físicas ou mentais. Essa situação precisa ser mudada e, acima de tudo, incorporada na construção de políticas públicas”, revelou Conceição Sampaio.
Para a deputada se faz necessário que as mães tenham acesso a alguns serviços que nem sempre elas conseguem. “É esse olhar que queremos trazer, encaminhando mais uma vez através da Assembleia do Amazonas para que tenhamos um Centro de Reabilitação para pessoas com deficiências, garantindo não só o tratamento, mas um espaço que garanta a inclusão de todos”, avaliou.