Deputado defende destinação de mais recursos para Ciência e Tecnologia no AM

Deputado José Ricardo (PT)/Foto: Danilo Mello
Deputado José Ricardo (PT)/Foto: Danilo Mello
Deputado José Ricardo (PT)/Foto: Danilo Mello

Ao apresentar uma moção de aplauso aos estudantes amazonenses da fundação Nokia, Tainá Gonçalves e Valdeson Dantas, na Assembleia Legislativa/AM, pela conquista da medalha de ouro na categoria Ciências, da Genius Olimpíada, em Nova Iorque (EUA), o deputado José Ricardo Wendling  (PT) defendeu a destinação de mais recursos para a área de Ciência e Tecnologia no Amazonas, como alternativa para ampliar o modelo Zona Franca de Manaus.

O deputado que é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação  da Assembleia Legislativa, lembrou que na Constituição do Estado está previsto apenas 1% da arrecadação estadual para investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), “e mesmo assim o Estado ainda não consegue investir 100% desses recursos, embora ano a ano esteja se aproximando desse percentual”.


Por isso o deputado José Ricardo defende mais investimentos do governo no setor, tendo em vista inclusive a prorrogação da Zona Franca em andamento no Senado, que vai garantir a política de incentivos por mais 50 anos. “Precisamos pensar em outros caminhos para a nossa economia, e neste caso acredito que Ciência e Tecnologia é fundamental nesse processo de aproveitamento das riquezas da biodiversidade em benefício da população”, declarou.

Dando como exemplo a produção de pescado regional, José Ricardo lembrou que o Estado dispõe de tecnologia já desenvolvida para a produção de peixe, mas continua a comprar o peixe de Rondônia e Roraima. “Este é o maior exemplo de que esse governo não construiu nada como alternativa à Zona Franca”, disse, lamentando a precariedade das escolas na área de informática, ciência e pesquisa.

Para José Ricardo, investir em Ciência e Tecnologia é fundamental, por isso ele defende a sua Proposta de Emenda à Constituição (PEC) a ampliação desses recursos no orçamento estadual. “Por isso a PEC em tramitação, nesta Casa, para dobrar de 1% para 2% e investir não só em ciência aplicada, mas também em nossa juventude”, argumentou José Ricardo, que disse ainda que vai continuar com a educação como uma de suas principais pautas de debate no Parlamento.

Artigo anteriorAnvisa suspende venda e uso de lote de antidepressivo
Próximo artigoManaus vai sediar etapa regional da Copa dos Evangélicos de Futebol

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui