Deputado exige mais empenho no combate ao tráfico de pessoas

Deputado Tony Medeiros, quer mais empenho do governo no combate ao tráfico

Deputado Tony Medeiros, quer mais empenho do governo no combate ao tráfico


A confirmação de que o Amazonas entrou na rota do tráfico humano, além do aumento do número de pessoas desaparecidas no Norte do País, levou o deputado estadual Tony Medeiros a cobrar do Governo do Estado mais empenho no combate à exploração e tráfico de pessoas.

 

Na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas, Tony Medeiros disse que a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou balanço que aponta a existência de 241 rotas de tráfico humano em todo mundo.

Entre as rotas está a que cruza o Amazonas, permitindo o tráfico humano, de órgãos, exploração sexual e o trabalho escravo. “Todos os anos, dezenas de pessoas desaparecem no Amazonas, sem deixar vestígios”, destacou Tony. “É necessário que Governo do Estado aumente os esforços para investigar e combater o desaparecimento de pessoas”, cobrou.

Tony Medeiros também lembrou que a Campanha da Fraternidade deste ano aborda o tráfico humano. “A igreja católica lançou a campanha para orientar a sociedade a denunciar casos de tráfico e abuso. Temos que nos unir contra estes crimes”, afirmou Tony.

Em 2012, segundo a secretaria de Segurança Pública do Amazonas, foram confirmados quatro casos de tráfico humano no Estado. “As polícias civil, militar e federal devem trabalhar unidas para investigar e combater crimes que destroem famílias”, sugere o deputado.

Tony Medeiros alertou que os municípios de Parintins, Maués, Nhamundá e Manaus, entre outros, estão na rota do tráfico de pessoas, segundo apontou a secretaria de Segurança Pública.

“Aliciadores convencem jovens e adultos a saírem de casa, com a promessa de bons empregos”, explica o deputado. “A promessa esconde crimes como tráfico de órgãos, exploração sexual e trabalho escravo”, alertou Tony Medeiros.

A exploração e tráfico de pessoas

Com objetivo de encontrar soluções para o problema, a Assembleia Legislativa do Amazonas realiza dia 20 de março uma reunião com a participação de órgãos e instituições ligados ao combate à exploração e tráfico de pessoas.

Estima-se que anualmente mais de 800 mil pessoas em todo mundo são vítimas do tráfico humano. A atividade criminal movimenta mais de 32 bilhões de dólares, por isso é tão difícil de ser controlada e combatida, informou o relatório da ONU.

 

Artigo anteriorHannáh Mota é convocada para seletiva aos Jogos Olímpicos
Próximo artigoSepror/Am assina acordo de Cooperação com o BASA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui