Deputado petista usa artifício e adia votação de parecer contra Vargas no Conselho de Ética

Conselho de Ética da Câmara analisa processo por quebra de decoro parlamentar do deputado federal André Vargas (PT-PR)
Leonardo Prado/19.abr.2012/Agência Câmara

O deputado petista Zé Geraldo (PA) pediu vista do processo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, da Câmara dos Deputados, e adiou a análise do parecer preliminar contra o deputado André Vargas (PT-PR) nesta terça-feira (22).


Dessa forma, o Conselho postergou por duas sessões do plenário a votação do relatório do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que pede a continuidade do inquérito. O pedido de vista foi subscrito pelo deputado José Carlos Araújo (PSD-PA).

Mais cedo, o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), afirmou que, se Vargas renunciar, ele acatará a decisão do parlamentar, com efeito imediato.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Isso significa que o suplente vai tomar posse. Ao mesmo tempo, porém, o processo por quebra de decoro no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar terá continuidade. A decisão do Conselho pode determinar a cassação dos direitos políticos do petista.

Vargas responde a um processo no Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar por conta de suas relações com o doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava-Jato da Polícia Federal. O doleiro pagou um jatinho para levar Vargas e a família para passar as férias em João Pessoa (PB) no final do ano passado.

Além disso, há denúncias de que o deputado teria intercedido em favor de uma das empresas de fachada do doleiro em negócios com o Ministério da Saúde.

A Polícia Federal interceptou conversas em que o doleiro cobra a atuação de Vargas e diz que a “independência financeira” dos dois dependeria do sucesso no negócio.

Artigo anteriorAécio será oficializado candidato à Presidência do PSDB no dia 14 de junho
Próximo artigoDeputado petista usa artifício e adia votação de parecer contra Vargas no Conselho de Ética

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui