Deputado reivindica ao MEC mais uma Universidade Federal para o Amazonas

Foi protocolizado ontem (16) no Ministério da Educação e Cultura (MEC), um ofício solicitando a criação de mais uma Universidade Federal no Amazonas. Em 2013, a proposta já havia sido encaminhada a esta pasta em forma de Indicação, encaminhada pelo deputado estadual José Ricardo Wendling (PT) e assinada pela maioria dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).


“O Amazonas tem uma população de cerca de 3,8 milhões de habitantes e um vasto território a ser desenvolvido, mas até hoje, o Estado só tem uma Universidade Federal. Então, como aproveitar a riqueza humana, cultural e natural que temos se não há ambiente para realizar este trabalho? Por isso, defendemos a criação de mais uma universidade para ampliar a oportunidade de ingresso daqueles que podem se qualificar intelectualmente e assim contribuir com o avanço do Estado”, afirmou.

O parlamentar enfatizou ainda que a ausência de outras universidades federais é um dos fatores que agrava os baixos índices de educação no Amazonas, que figura entre os estados com os mais baixos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH – 0,674 – ocupa o 18º lugar, segundo Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013), e Índice de Desenvolvimento da Educação Básico (IDEB).

Ao considerar que, no último dia 9 de maio, a presidenta Dilma Rousseff (PT) assinou projeto de lei que cria mais cinco universidades federais, José Ricardo acredita que o momento seja propício para atender esta antiga demanda dos amazonenses.

Artigo anteriorEmbrapa-AM oferece novas bolsas para iniciação científica
Próximo artigoNa Zona Norte, serralheiro é morto com tiro no peito por se negar entregar celular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui