Desabamento de orla faz Parintins decretar situação de emergência

Foto: Reprodução

Após o desabamento da orla por conta de rachadura no muro de contenção. A Prefeitura de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus) decretou situação de emergência de 90 dias. O nível do rio Amazonas está subindo e pode causar acidentes e outros danos.


O deslizamento de terra aconteceu entre o porto e o matadouro do município. O fato atingiu alguns locais como a escadaria praça São Benedito e a Cidade Garantido. Além disso, algumas vias precisaram ser interditadas.

Equipes já estão trabalhando na reconstrução do muro. Caso o problema não seja resolvido, a situação de emergência pode ser prorrogada por mais 90 dias.

Nota de Esclarecimento

Com relação ao decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas, a Prefeitura de Parintins esclarece que o estado de emergência foi decretado em razão da subida de nível do Rio Amazonas. O decretem tem caráter preventivo, em vista que o nível do rio Amazonas está subindo, aumentando os riscos de desmoronamento devido ao constante choque das ondas com as encostas.

Com o decreto, o Município está trabalhando na busca de recursos via Governo Federal e Governo do Estado para a construção de muro de contenção nos trechos onde não existe a estrutura. Paralelo a isso, a Prefeitura está fazendo a revitalização de um trecho do muro de arrimo localizado na rua Caetano Prestes, Centro, na área que compreende à Praça do Comunas, que havia desmoronado há alguns anos. Inicialmente, a obra está sendo feita com recursos próprios. A previsão de término dos trabalhos é de no máximo 90 dias.

O Estado atuará na área posteriormente, com a assinatura de um convênio, para a reconstrução de outro trecho de contenção que também desmoronou há alguns anos.

Prefeitura Municipal de Parintins

Artigo anteriorFuncionário de limpeza da UEA, é executado durante tiroteio no Terra Nova
Próximo artigoMorador de rua é morto a facadas por conta de suposta dívida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui