Descaso da Prefeitura deixa bairro cheio de buracos e lama invadindo as casas, em Manaus

Moradores juntam-se em mutirão para tapar buracos/Foto: Divulgação
Moradores juntam-se em mutirão para tapar buracos/Foto: Josemar Antunes
Moradores se juntam em mutirão para tapar buracos/Foto: Josemar Antunes

Em meio a muito mato, a paisagem do bairro Vale do Sinai, na Zona Norte de Manaus, vem sendo comprometida. As ruas tomadas por buracos e lamas, esgotos sem tampa, além da demora do transporte coletivo, são alguns dos problemas enfrentados pelos moradores.
A equipe de reportagem do Correio da Amazônia esteve no local e flagrou o descaso do poder público com os comunitários. Na Rua 15, uma das principais vias de acesso da linha 056, do transporte coletivo, apresenta muitos buracos e lamas por quase toda sua extensão.


Para conter o avanço de possíveis crateras e até mesmo a interdição da rua por conta dos problemas de infraestrutura, o promotor de vendas, Eliaquim Lopes, de 47 anos, resolveu reunir alguns comunitários para tapar os buracos da via com restos de tijolos e pedras.

“Eu moro no bairro há mais de 17 anos aqui e, desde então, a rua sempre apresentou problemas e as obras da Prefeitura de Manaus por aqui não foram eficazes. As equipes de obras vieram ao local para recapear, porém, fizeram apenas o superficial”, disse Lopes.

As dificuldades também se estendem por outros pontos do bairro. Em um rip-rap, o mato e lixo são outros transtornos para os moradores que se aventuram em passar por uma das pontes de madeira.

Conforme os moradores, as reclamações para a solução dos problemas foram encaminhadas aos órgãos responsáveis, entretanto, as dificuldades são visíveis no bairro.

Em nota, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que a situação foi verificada junto ao chefe do distrito de obras que atende a área e os serviços para a Rua 15 foram programados para a primeira quinzena de setembro deste ano. As demais demandas específicas de infraestrutura no bairro Vale do Sinai serão atendidas gradativamente para a solução dos problemas.

Transporte

Os moradores também se queixam da demora do transporte coletivo. A linha 056, a única que atende o bairro, em média, a espera chega à uma hora nos pontos das paradas de ônibus, que por sua vez, não há abrigos para os usuários. Em função desse tempo longo de espera entre um veículo e outro da linha regular, as pessoas acabam se atrasando para os seus compromissos.

Segurança

Outra dificuldade que incomoda muito os moradores se agrava durante a noite com a falta de iluminação pública. A escuridão favorece a ação de bandidos e os assaltos são freqüentes.

“A nossa comunidade está a mercê da bandidagem. É uma tristeza o que nós estamos passando”, disse um morador que preferiu não divulgar o nome.

...e a imagem do descaso da administração pública/Foto: Josemar Antunes
…e a imagem do descaso da administração pública/Foto: Josemar Antunes

Reportagem Josemar Antunes

Artigo anteriorEm anonimato, Faustão já deu mais de 200 casas a funcionários
Próximo artigoComeça hoje (01) a ´era Tite´ na seleção brasileira, contra o Equador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui