Desfile das Escolas de Samba de Manaus tem seus últimos acertos

Com a confirmação de apoio ao desfile das Escolas de Samba de Manaus pelo Governo do Amazonas, agremiações celebram mais um reforço à realização do grande evento.

Sete representantes de Escolas de Samba do Grupo Especial, que desfilarão no Sambódromo de Manaus, no “sábado gordo” de carnaval (25), estiveram reunidos hoje (06) na Secretaria de Estado de Cultura (SEC) com o objetivo de alinhar os últimos acertos para a realização do Desfile das Escolas de Samba de Manaus, que acontece nos dias 24 e 25 deste mês.

Na pauta, o secretário estadual de Cultura, Robério Braga confirmou o repasse de verba para as agremiações carnavalescas, de recursos oriundos exclusivamente da iniciativa privada, no valor de 91 mil reais, dos quais, 31 mil serão destinados ao pagamento da infraestrutura do carnaval e os 60 mil restantes, pagos em espécie.

Questões jurídicas que envolvem a festa também foram analisadas bem como a forma de repasse do valor às Escolas de Samba. Para Robério Braga, a ideia é desburocratizar ao máximo. “Pretendo realizar o pagamento em forma de prêmio, via inscrição em edital publicado pela Secretaria de Cultura, com valor viabilizado pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural. Vou aguardar a decisão do Governador”, declarou.

Com a confirmação de apoio ao desfile das Escolas de Samba de Manaus pelo Governo do Amazonas, agremiações celebram mais um reforço à realização do grande evento.

Para Luiz Alberto Pacheco, diretor de carnaval da Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus (CEESMA), o apoio do Governo veio em boa hora. “Queremos agradecer o apoio que estamos recebendo, o qual já não esperávamos, diante do quadro econômico do País. Tínhamos ‘zero’ de apoio e hoje temos o possível. O governador José Melo foi muito sensível a este aspecto cultural e com espírito público reverteu o cenário do nosso Carnaval, que é uma festa linda, do povo, que aquece o mercado, gera emprego, renda, incentiva o turismo, num ciclo benéfico ao estado”, finalizou.

Secretário Robério Braga e representantes de escolas reunidos.

Ensaio Técnico

Os representantes das Escolas de Samba solicitaram à Secretaria que houvesse a realização do ensaio técnico das agremiações no Centro de Convenções – Sambódromo. No entanto, Robério Braga explicou que um momento como este, na realidade, é como se fosse o próprio dia do evento, o que requer todo um suporte de manutenção do local e apoio de todos os órgãos de segurança e trânsito envolvidos, acarretando um novo custo para o estado. Diante da situação posta, os ensaios no local foram disponibilizados apenas para as comissões de frente.

O desfile contará com o apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Departamento Estadual de Trânsito no Amazonas (Detran-AM) e outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui